M21 IHF World Championship 2025: Portugal em pleno garante pontos para o Main Round

Turma de Carlos Martingo derrotou a Croácia e cumpriu o objetivo de levar dois pontos para o Main Round ao somar a terceira vitória no Grupo D; Próximos adversários serão Suécia e Japão, esta segunda e terça-feira – transmissão em direto no Canal de YouTube IHF Competitions.

Primeira meta alcançada! A Seleção Nacional sub-21 Masculina fez o pleno de vitórias no Grupo D do M21 IHF World Championship 2025, ao derrotar a Croácia, este sábado, assegurando os dois pontos desejados para o Main Round. No horizonte da Seleção Nacional sub-21 estão agora dois duelos contra Suécia e Japão – que avançaram desde o Grupo C – a contar para o Main Round, agendados para esta segunda e terça-feira, dias 23 e 24 de junho, novamente na Arena Sosnowiec, na Polónia.

A transmissão em direto de todos os jogos do M21 IHF World Championship 2025 será assegurada pela Federação Internacional de Andebol (IHF) através do Canal de YouTube IHF Competitions.

7 inicial: Diogo Rêma Marques, João Magalhães, Gabriel Cavalcanti, Filipe Monteiro, Tomás Teixeira, José Luís Ferreira e Eduardo Costa.

O guardião Diogo Rêma Marques foi titular pela primeira vez e foi dele a primeira defesa do encontro, no entanto, foi a Croácia a assinar o golo inaugural na Arena Sosnowiec. A reposta lusa marcou em dose dupla, pelas mãos de Tomás Teixeira e José Luís Ferreira (2-1), que ajudaram Portugal a atingir a primeira vantagem.

Com uma eficácia de apenas 25% nos primeiros cinco minutos, a Croácia revelava muitas dificuldades em ultrapassar a competente e concentrada defensiva lusa, mas duas desatenções no ataque de Portugal acabaram por trazer nova reviravolta (2-3), aos sete minutos. O poderio físico dos croatas também ia dificultando as ações dos portugueses e aos 12’ apareceu a primeira exclusão do encontro, para a Croácia. No entanto, mesmo em inferioridade, o adversário conseguiu dobrar a vantagem pela primeira vez (4-6), com o bónus de ter ainda “arrancado” uma exclusão para o lado português.

Já de igual para igual, aos 18’, Portugal viu-se a perder por três golos (5-8) de forma inédita, o que motivou um pedido de time-out por parte de Carlos Martingo, que aproveitou para corrigir detalhes e incentivar os atletas lusos rumo à recuperação. Após a paragem apareceu o poder de fogo de João Bandeira Lourenço, autor dos três golos seguintes de Portugal, mas também a inspiração do guarda-redes croata Tim Herceg (5 defesas – 42% de eficácia) e aos 25’ o marcador registava 8-10.

Na reta final da primeira parte houve ainda tempo para mais duas exclusões para Portugal, que, perante as dificuldades e mesmo com algum azar à mistura, conseguiu reduzir a desvantagem para dois golos antes do descanso.

Intervalo: 11-13

Portugal entrou com tudo na segunda parte e precisou de quatro minutos para dar a volta ao rumo do jogo (14-13), com a fluidez no ataque e a qualidade de Diogo Rêma Marques em grande plano. A Croácia só marcou pela primeira vez na etapa complementar aos 35 minutos.

Aos 38’ apareceu a primeira contrariedade para Portugal desde o recomeço, com Gabriel Cavalcanti a ser excluído. Mesmo assim, o sucesso no ataque manteve-se e a prestação defensiva continuava irrepreensível. Como recompensa, já em igualdade, apareceu a primeira vantagem de dois golos para Portugal: 18-16, aos 41 minutos.

O guardião Tim Herceg, que já tinha chegado às nove defesas, começou a perder força e viu Portugal festejar o 20-17, o que levou o selecionador croata a pedir time-out. Pouco depois, o jogo esteve interrompido durante vários minutos para assistência médica a um atleta da Croácia. No reatar, foi novamente Portugal aproximar-se do triunfo, alcançando uma vantagem de quatro golos (22-18) aos 48 minutos. Mas a Croácia reagiu com dois golos de uma assentada (22-20), trazendo mais emoção e incerteza para os últimos 10 minutos.

Aos 52’ uma nova situação de superioridae numérica foi bem aproveitada por Portugal, que alcançou de novo quatro golos à maior (25-21). Carlos Martingo parou o jogo a cinco minutos do fim para acertar estratégias e logo depois apareceu a primeira vantagem de cinco golos (27-22), para – praticamente – sentenciar a partida. Até ao fim, a turma lusa geriu a partida e o tempo a seu favor, manteve-se solidária na defesa e festejou a terceira vitória no Grupo D que confirmou o primeiro grande objetivo de levar pontos para o Main Round.

Resultado Final: 30-25
MVP & Top Scorer: Ricardo Brandão – 6 golos (86% de eficácia) e 1 assistência

Carlos Martingo salientou a entrega e o compromisso dos atletas na segunda parte e deixou elogios ao desempenho dos croatas: “Penso que a Croácia na primeira parte foi claramente superior a nós, entrou com outra intensidade e ritmo no jogo, enquanto que nós não entrámos verdadeiramente bem no jogo, tivemos muitos problemas. Apesar disso conseguimos ir para o intervalo completamente dentro do jogo, com dois golos atrás da Croácia e penso que fizemos uma segunda parte de grande qualidade, de grande intensidade defensiva, com toda a gente a ajudar na defesa. No ataque fomos resolvendo os problemas e penso que, no final, apesar da diferença não ser justa para a Croácia neste jogo, no cômputo geral merecemos claramente a vitória e fizemos 30 minutos de alto nível.”

O líder da Seleção Nacional sub-21 Masculina traçou nova meta, que passa por atingir os Quartos de Final e sem depender de terceiros: “O primeiro grande objetivo está concretizado. Neste momento estamos preocupados em recuperar os jogadores, temos algum tempo dentro da competição, se assim se pode assim dizer, para preparar os próximos dois jogos. Vamos analisar calmamente quer a seleção do Japão, quer a seleção da Suécia. Sabemos que se tivermos esta intensidade que tivemos na segunda parte, esta Seleção Nacional é muito difícil de bater. Agora o nosso próximo objetivo passa por entrar nos Quartos de Final. Para isso, e para não dependermos de ninguém, temos de ganhar os dois jogos.”

2025 IHF Men’s Junior U21 World Championship
Calendário (hora portuguesa):
Preliminary Round – Grupo D
18.06.2025 – 10h45 – Portugal x Argélia, 33-21 (18-11)
20.06.2025 – 10h45 – Canadá x Portugal12-45 (6-24)
21.06.2025 – 13h00 – Portugal x Croácia, 30-25 (11-13)

O M21 IHF World Championship 2025 decorre em quatro cidades da Polónia, entre 18 e 29 de junho. 

Patrocinadores Institucionais