Truckscout24 EHF FINAL4: Barça de Luís Frade falha pódio

Formação catalã perdeu o encontro que valia a medalha de bronze frente ao HBC Nantes; SC Magdeburgo é coroado vencedor da Liga dos Campeões

Com um recorde de mais de 20 mil pessoas na assistência, foi assim que foi disputada a Truckscout24 EHF FINAL4 da Machineseeker EHF Champions League que terminou com uma vitória do SC Magdeburg. No embate pelo bronze, a formação de Luís Frade não teve argumentos frente ao emblema francês do HBC Nantes e não foi além do quarto lugar.

Já na grande Final, o Füchse Berlin também não conseguiu contornar o poderio do SC Magdeburg que se viria a sagrar o grande vencedor da competição e reclamando para si o prémio de MVP para Gísli Kristjánsson.

© Sasa Pahic Szabo / kolektiff

HBC Nantes – Barça

O HBC Nantes conseguiu livrar-se da tristeza da derrota nas Meias Finais, ao vencer frente ao Barça de Luís Frade. No início de jogo, graças a duas defesas de Ivan Pešić, a equipa francesa assumiu a liderança e obrigou o Barça a pedir o seu primeiro time-out quando o marcador assinalava 8-4. O guarda-redes croata foi fundamental para a equipa francesa durante toda a primeira parte, ao passo que, a defesa da formação espanhola não conseguiu encontrar qualquer solução para parar Nicolas Tournat.

O intervalo não foi suficiente para o Barça encontrar uma estratégia para inverter a situação. Apesar dos esforços de Dika Mem para ajudar a sua equipa a reduzir a diferença, a equipa espanhola nunca conseguiu impôr o seu ritmo. Embora seja difícil dizer se o problema do emblema catalão era defensivo ou ofensivo, o HBC Nantes definitivamente aproveitou o momento. Com jogadores que mal tinham jogado na Meia Final – como Ayoub Abdi e Romain Lagarde – a ter impacto, a equipa francesa nunca perdeu o controlo do jogo. E quando Odriozola marcou para colocar o “Le H” com cinco golos de vantagem a cinco minutos do fim, ficou claro que o terceiro lugar seria francês.

Füchse Berlin – SC Magdeburg

Na primeira parte, a defesa fez definitivamente a diferença, Dejan Milosavljev que tinha feito maravilhas na Meia Final, apresentou bastantes dificuldades neste jogo, sem qualquer defesa nos primeiros 30 minutos. Do outro lado do campo, o SC Magdeburg não deixou que o clube berlinense crescer na fase ofensiva e – o Campeão de 2023 – assumiu a liderança do marcador aos 13 minutos e manteve a toada até ao final.

A defesa do Magdeburg continuou a criar oportunidades para se distanciar e o guarda-redes Sergey Hernandez (ex-SL Benfica) mantinha a equipa na frente mesmo quando o Berlim mais pressionava. Quando o SC Magdeburg passou a liderar por seis golos (23-17), aos 43 minutos, o Füchse Berlin reagiu e colocou toda a energia que lhe restava no jogo. Mas, quando se oferecia uma oportunidade para voltar a estar a dois, Sergey Hernandez fechava entre os postes, e a sua equipa conseguiu manter o controlo até ao final.

Truckscout24 EHF FINAL4
Meias Finais:
14.06.2025 – 14h00 – Füchse Berlin x HBC Nantes, 34-24 (18-12)
14.06.2025 – 17h00 – Barça x SC Magdeburg, 30-31 (18-18)
3º e 4º Lugar:
15.06.2025 – 14h00 – HBC Nantes x Barça, 30-25 (14-9)
Final:
15.06.2025 – 17h00 – Füchse Berlin x SC Magdeburg, 26-32 (12-16)

Patrocinadores Institucionais