Truckscout24 EHF FINAL4: Barça de Luís Frade falha presença na grande final

Formação do português perdeu frente ao SC Magdeburg ao cair do pano; Füchse Berlin foi o primeiro finalista a ser apurado para uma Final 100% alemã.

A LANXESS arena, em Colónia, na Alemanha, recebeu mais uma vez a Truckscout24 EHF FINAL4 da Machineseeker EHF Champions League, e começou de forma morna, com um embate entre germânicos e franceses mas terminou em grande nível com um duelo entre Barça e SC Magdeburg. O primeiro conjunto germânico – Füchse Berlin – foi apurado de forma tranquila para a grande Final com uma vitória sob o HBC Nantes. Já o SC Magdeburg não teve a tarefa facilitada frente ao Barça de Luís Frade e acabou por vencer nos segundos finais.

Füchse Berlin – HBC Nantes

Apesar do Füchse Berlin não chegar à Truckscout24 EHF FINAL4 desde 2012, Mathias Gidsel e os seus companheiros não pareceram sentir a pressão no início do jogo. Com a ajuda de um grande setor defensivo e de algumas paradas cruciais de Milosavljev, a equipa alemã estava a ganhar por três golos ao fim de sete minutos (6-3). O primeiro ponto de viragem aconteceu poucos minutos depois, quando Gidsel foi expulso por uma falta sobre Odriozola mas isso não deteve o ímpeto da equipa de Berlim. Com três golos de Freihöfer, o Füchse Berlin passou a ter uma vantagem de quatro, obrigando o HBC Nantes a pedir um time-out (10-6). Mas esta pausa não permitiu à equipa francesa dar a volta à situação, uma vez que cometeu vários erros que culminaram em golo do adversário.

O intervalo não deu ao HBC Nantes a possibilidade de resolver os seus problemas ofensivos e a desvantagem aumentou para oito golos aos 36 minutos (21-13). Com Milosavljev a fazer maravilhas entre os postes, o Füchse Berlin aumentou ainda mais a sua vantagem – nove golos aos 41 minutos. Ajudado por uma boa entrada do guarda-redes Ignacio Biosca, o HBC Nantes conseguiu reduzir para seis golos a 12 minutos do fim (25-19). Mas Milosavljev, definitivamente o herói do dia para os germânicos, manteve a sua equipa bem à frente. Quando a cinco minutos do final, a vantagem tinha disparado para 10 golos (31-21) ficou claro que o Füchse tinha garantido o seu lugar na final.

Barça – SC Magdeburg

O início da segunda meia-final foi bastante diferente da primeira. O SC Magdeburgo surpreendeu e teve Gisli Kristjansson em campo desde o início, mas a sua equipa teve dificuldades em encontrar o ritmo, com diversas perdas de bola, a equipa alemã viu o Barça aumentar a vantagem paulatinamente. Ao fim de 11 minutos, a equipa espanhola de Luís Frade vencia por 9-6 e os germânicos não conseguiam reduzir a diferença – principalmente devido a Dika Mem. Marcando seis em seis nos primeiros 20 minutos de jogo, o lateral-direito francês mostrou a sua determinação em conquistar o segundo troféu consecutivo mas não foi o suficiente para o Barça quebrar a resistência do adversário e, pouco antes do intervalo, Albin Lagergren empatou o jogo (18-18).

A segunda parte foi completamente equilibrada e sempre que Nikola Portner fazia uma defesa para o SC Magdeburgo, Emil Nielsen respondia do outro lado doa 40×20. E quando faltavam 14 minutos para o fim do jogo, o resultado estava empatado a 24 golos. Depois de um roubo de bola, Magnusson marcou num contra-ataque rápido, colocando a sua equipa em vantagem pela primeira vez. Mas o ímpeto não durou muito, pois o Barça conseguiu contraria, apesar de o seu melhor marcador – Dika Mem – se ter lesionado.

Num final muito tenso, que viu Carlsbogard e Ariño serem expulsos, tudo se resumiu à última ação. Depois de Nikola Portner ter defendido uma tentativa de Melvyn Richardson, Hornke não perdeu a oportunidade de enviar a sua equipa para a segunda final em três anos.

Truckscout24 EHF FINAL4
Meias Finais:
14.06.2025 – 14h00 – Füchse Berlin x HBC Nantes, 34-24 (18-12)
14.06.2025 – 17h00 – Barça x SC Magdeburg, 30-31 (18-18)
3º e 4º Lugar:
15.06.2025 – 14h00 – HBC Nantes x Barça, EHFtv
Final:
15.06.2025 – 17h00 – Füchse Berlin x SC Magdeburg, EHFtv

Patrocinadores Institucionais