Encontro Nacional de Minis e Bambis: Fim de festa inesquecível em Lamego

Edição de 2025 fez de Lamego a Capital do Andebol de formação nos últimos quatro dias e ficou marcada pela união; Estiveram presentes cerca de 1.000 jovens atletas, para além de treinadores, dirigentes, familiares, árbitros e voluntários.

Chegou ao fim o Encontro Nacional de Minis e Bambis 2025. Depois do evento ter passado pela Beira Alta em 2024, foi a vez de Lamego acolher a mais recente edição e o sucesso foi inquestionável, a todos os níveis, onde cerca de 1.000 jovens participantes oriundos de 33 comitivas oriundas de todos os cantos do país deram força ao célebre lema: “O Andebol é espetacular!”.

Em quatro dias, aconteceram mais de 250 jogos nos cinco recintos desportivos disponibilizados para o efeito (os últimos 45 na manhã deste domingo), as Piscinas Municipais Descobertas de Lamego abriram portas a todos os participantes e as mais diversas atividades lúdicas extra-jogo fizeram desta uma edição para recordar e que só foi possível graças à parceira de sucesso entre a Federação de Andebol de Portugal, a Associação de Andebol de Viseu, a Câmara Municipal de Lamego e o Andebol Club Lamego. Valorizou-se o Andebol e, acima de tudo, valores como respeito, solidariedade e companheirismo.

A Cerimónia de Encerramento juntou todas as comitivas, bem como familiares dos atletas, no Multiusos de Lamego e contou com voz ativa de Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal, de Catarina Ribeiro, vice-Presidente da Câmara Municipal de Lamego e de António Manso, Presidente do Andebol Clube de Lamego.

Cada uma das equipas participantes foi chamada ao centro para receber os troféus de participação e foram ainda entregues os prémios Fair-Play a CJ Almeida Garrett e FC Gaia, nas vertentes feminina e masculina, respetivamente. Os árbitros e voluntários que ajudaram a tornar possível este evento mereceram também um aplauso. Para além das personalidades que protagonizaram os discursos protocolares, estiveram ainda presentes na cerimónia Joaquim Escada, vice-Presidente da Federação de Andebol de Portugal, Henrique Conceição, Presidente da Associação de Andebol de Viseu, entre outros.

O ponto final foi a habitual foto de família, que eternizou os sorrisos de todos os participantes e o sucesso de mais uma edição, mas a cereja no topo do bolo foi mesmo uma dança conjunta num verdadeiro comboio andebolístico que resumiu a alegria de quatro dias.

Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal não escondeu a felicidade por mais uma edição de sucesso e salientou a aposta estratégica de projeção do futuro da modalidade:

“[Foram quatro dias] Absolutamente excecionais. Entre atletas, dirigentes, árbitros e voluntários, tivemos aqui mais de 1.000 intervenientes. Tem sido um trabalho extraordinário, com uma relação brutal com a Câmara Municipal de Lamego, uma interligação que funcionou muito bem com a Associação de Andebol de Viseu e com o AC Lamego. Foi uma festa, este final foi a coisa mais extraordinária que vi nos últimos tempos, de festa e alegria. Estes Encontros Nacionais de Minis e Bambis são isto mesmo, são para praticar o Andebol mas, sobretudo, para amizade, convívio e partilha. As centenas de familiares que aqui estiveram neste domingo provam também que os pais estão ligados à prática desportiva dos filhos, neste caso o Andebol, o que também é muito bonito e importante para a modalidade e para a Federação de Andebol de Portugal. Não é por acaso que estiveram aqui os dois Selecionadores Nacionais [Paulo Pereira e José António Silva] e os dois Diretores Técnicos Nacionais [Paulo Sá e Vera Lopes]. Este é o início, este é o futuro.”

António Manso, Presidente do Andebol Clube de Lamego, não podia estar mais satisfeito com a organização cuidada e rigorosa de um evento desta magnitude:

“Sempre foi assim em todas as modalidades, nós gostamos de bem receber e fazer as coisas bem feitas. O feedback que temos tido das pessoas é que correu tudo bem, a organização e a alimentação foram espetaculares. É um agradecimento muito grande aos meus voluntários e a quem esteve realmente ligado a este Encontro Nacional. E depois, isto é o espelho de uma modalidade que está em ascensão e que merece que seja vista com outros olhos.”

Patrocinadores Institucionais