O Circuito Nacional de Andebol de Praia regressou com novidades, nomeadamente no modelo competitivo. Participam no Portugal Beach Handball Tour 2025 onze equipas masculinas e dez femininas e a Etapa I teve lugar este sábado, dia 5 de julho, na Foz do Arelho. As Etapas II e III vão ter lugar em Matosinhos (19 e 20 de julho) e Espinho (2 e 3 de agosto), respetivamente. Este domingo há espaço para estrear uma nova competição – Taça Caldas da Rainha – onde, além das equipas do Portugal Beach Handball Tour, também participarão equipas regionais.
Na edição de 2024, Nazaré BHT e AD IA Sports sagraram-se campeões nacionais, nas vertentes masculina e feminina, respetivamente, destronando os “crónicos” campeões, EFE Os Tigre e GRD Leça, que haviam dominado o panorama nacional nos últimos anos. Sabe-se de antemão que em 2025 haverá novo campeão nacional na vertente feminina, pelo facto da AD IA Sports não figurar entre as equipas participantes.
O Portugal Beach Handball Tour 2025 conta com transmissão integral e em direto na andeboltv.
Portugal Beach Handball Tour 2025 – Feminino
A vertente feminina já sabe que vai conhecer um novo campeão nacional, dada a não participação da AD IA Sports, e quem caminha melhor nesse sentido é a AD Fortitudo e o GRD Leça Love Tiles – três vitórias nas três primeiras jornadas, únicas formações com registo 100% vitorioso no final da Etapa I. A fechar o pódio está a EFE Os Tigres, em igualdade pontual com a Associação Desportiva ADG e o Nazaré BHT. Na pior posição encontram-se o Chelsea Beach Handball e o Maroscas Beach Handball GC com três derrotas em três jogos disputados.
A classificação feminina, ao fim da Etapa I, encontra-se assim:
1 – AD Fortitudo
2 – GRD Leça Love Tiles
3 – EFE Os Tigres
4 – Associação Desportiva ADG
5 – Nazaré BHT
6 – Antuã BHT
7 – Associação Desportiva OSN
8 – Vegetas BHC Ignatius
9 -Maroscas Beach Handball GC
10 – Chelsea Beach Handball
Confira resultados e pontuação aqui.
Portugal Beach Handball Tour 2025 – Masculino
Os campeões nacionais – Nazaré BHT – disputaram duas jornadas na Etapa I e já perderam terreno, ao caírem nos shoot-outs frente à EFE Os Tigres. A formação de Espinho é uma das quatro que apenas soube vencer. A EFE Os Tigres venceu os dois jogos disputados, enquanto que o pódio é composto por VRT Lemar, Associação Desportiva OSN e Vegetas BHC Rum Sublima que somam três vitórias. No pior cenário encontra-se a Associação Desportiva ADG, com três derrotas em três jogos disputados.
A classificação masculina, ao fim da Etapa I, encontra-se assim:
1 – VRT Lemar
2 – Associação Desportiva OSN
3 – Vegetas BHC Rum Sublima
4 – CAP Aveiro
5 – Esfera Andebol Masters
6 – Factos BHT
7 – EFE Os Tigres
8 – Four Twenty BH Club
9 – GRD Leça Spar
10 – Associação Desportiva ADG
11 – Nazaré BHT
Confira resultados e pontuação aqui.
Concluídas as três primeiras jornada da Primeira Fase, as seis rondas seguintes vão jogar-se a Norte do país, entre os dias 19 e 20 de julho. Depois da Etapa II, em Matosinhos, as decisões da prova vão jogar-se em Espinho: primeiro a conclusão da Primeira Fase [10.ª e 11.ª jornadas] e a ansiada Fase Final. No final da Etapa III, as equipas com o maior número de pontos no global da competição serão consideradas campeãs nacionais e irão representar Portugal na EHF Champions Cup 2025/2026.
Toda a informação detalha está disponível no Regulamento Específico da prova.
Portugal Beach Handball Tour 2025
Calendário:
1ª Etapa
Foz do Arelho – Caldas da Rainha
05.07.2025
Taça Caldas da Rainha
Foz do Arelho – Caldas da Rainha
06.07.2025
2ª Etapa
Matosinhos – Porto
19.07 e 20.07.2025
3ª Etapa
Espinho – Aveiro
02.08 e 03.08.2025