Fase Final de Andebol de Praia: Espinho conheceu novos Campeões Nacionais

GRD Leça foi destronado nos dois escalões da vertente feminina por Kaky’s Beach Handball (sub-16) e EFE Os Tigres (sub-18); Vertente masculina assistiu a duas revalidações face à edição anterior.

O município de Espinho voltou a ser palco das decisões dos escalões de formação de Andebol de Praia, durante os últimos quatro dias. Depois do GRD Leça ter conquistado três títulos em quatro possíveis em 2024, os destaques desta edição foram outros e houve três emblemas vencedores diferentes nas categorias sub-16 (M/F) e sub-18 (M/F), e ainda uma dupla consagração da EFE Os Tigres. Em simultâneo decorreu ainda o Encontro Nacional de sub-14 e a última etapa do Portugal Beach Handball Tour 2025.

Todos os resultados detalhados disponíveis para consulta no website da Federação de Andebol de Portugal.

Escalões de Formação – Vertente Feminina

Face à edição passada não houve revalidações de títulos, com o GRD Leça a ser destronado em dose dupla. No escalão sub-16, o GRD Leça até repetiu a presença na final, mas acabou derrotado pelas Kaky’s Beach Handball, que foi bronze na época passada. A final foi bem disputada e decidida apenas em shoot-out (22-20; 16-18; 2-5). O terceiro lugar foi entregue à EFE Os Tigres, que conseguiu melhorar o 4.º lugar de 2024 ao bater o CAP Aveiro, por 2-0 (26-18; 27-16).

No que diz respeito ao escalão sub-18, houve novos protagonistas na final face ao ano passado, com a EFE Os Tigres a sagrar-se Campeã Nacional depois de vencer as medalhastes de bronze de 2024, Nazaré BHT, em mais um duelo decidido apenas no desempate (16-17; 20-14; 2-7). Em terceiro lugar terminou as anteriores campeãs, GRD Leça, que triunfou frente às Kaky’s Beach Handball, por 2-0 (22-16; 26-22), na partida decisiva.

MVP sub-18: Sara Morais (EFE Os Tigres)
Melhor Guarda-Redes sub-18: Sofia Buzyanova (Nazaré BHT)
MVP sub-16: Carolina Mota (GRD Leça)
Melhor Guarda-Redes sub-16: Larissa Galinskas (Kaky’s Beach Handball)

Confira todos os resultados, pontuações e classificação final no website da Federação de Andebol de Portugal.

Escalões de Formação – Vertente Masculina

Em contraste com a competição feminina, os campeões de 2024… voltaram a sorrir um ano depois. No escalão sub-16, a EFE Os Tigres derrotou o GRD Leça na grande final, mas foi preciso decorrer aos shoot-outs para ser encontrado o vencedor. O equilíbrio foi total durante os dois sets (20-22; 26-24) e no desempate foram os tigres a levar a melhor (6-9) para assegurar mais um ouro. Para a equipa de Leça da Palmeira, o segundo lugar sabe a pouco mas supera o bronze de 2024. A fechar o pódio ficou a Associação Desportiva OSN, depois de um triunfo frente à Nazaré BHT (2-0).

O escalão sub-18 voltou a corar o GRD Leça, que chegou em força à final e não tremeu diante da EFE os Tigres, medalha de bronze da última edição e campeão em 2023. Depois de um 24-16 para a equipa de Leça da Palmeira e de um 22-25 para os da casa, nos dois sets, o derradeiro duelo terminou com emocionante 9-8 em shoot-out. No terceiro lugar ficou o GRAP GR Amigos da Paz, depois de bater a Nazaré BHT nos mesmos moldes (22-18; 20-26; 9-8).

MVP sub-18: Vasco Conceição (EFE Os Tigres)
Melhor Guarda-Redes sub-18:
 Pedro Antunes (GRD Leça)
MVP sub-16: Nuno Marques (GRD Leça)
Melhor Guarda-Redes sub-16:
Lourenço Silva (EFE Os Tigres)

Confira todos os resultados, pontuações e classificação final no website da Federação de Andebol de Portugal.

Patrocinadores Institucionais