Festa do Andebol: Formação e competição continuam de mãos dadas na edição de 2026

Cidade algarvia recebeu 24 jogos no segundo dia da Festa do Andebol; ação de formação conduzida por João Varejão e Sofia Osório reforçou a aposta no desenvolvimento técnico das Seleções Regionais.

A Festa do Andebol 2026 prosseguiu esta sexta-feira, em Lagoa, com mais um dia de grande intensidade competitiva, num programa que contemplou a realização de 24 encontros distribuídos pelo Pavilhão Municipal Jacinto Correia, pelo Pavilhão da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Jacinto Correia, pela Nave de Ferragudo e pelo Pavilhão da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Rio Arade.

Gilberto Duarte e Pedro Tonicher, internacionais portugueses, marcaram presença na Festa do Andebol.

As 23 Seleções Regionais sub-14 presentes na maior celebração do andebol jovem nacional – 11 femininas e 12 masculinas – voltaram a proporcionar momentos de enorme entrega e entusiasmo, numa competição que se prolonga até domingo.

Na vertente masculina, com a conclusão dos Quartos de Final, ficaram definidas as Meias Finais da competição. A Associação de Andebol do Porto, vencedora frente ao Algarve por 46-20, vai medir forças com a Associação de Andebol da Madeira, que garantiu a qualificação após superar Aveiro por 25-23. Na outra Meia Final, a Associação de Andebol de Lisboa, que venceu Setúbal por 42-32, terá pela frente a Associação de Andebol de Braga, vencedora do duelo com Santarém por 43-23.

No quadro feminino, já foram encontrados os quatro semifinalistas. A Associação de Andebol do Porto venceu a Associação de Andebol de Leiria por 44-25, enquanto a Associação de Andebol da Madeira superou a Associação de Andebol do Algarve por 33-29. Nos restantes encontros, a Associação de Andebol de Aveiro bateu a seleção conjunta da Associação de Andebol de Viseu / Guarda por expressivos 58-17 e a Associação de Andebol de Lisboa levou a melhor sobre a Associação de Andebol de Braga, por 42-35.

Desta forma, as Meias Finais colocam frente a frente a Associação de Andebol do Porto e a Associação de Andebol de Aveiro, enquanto a Associação de Andebol da Madeira medirá forças com a Associação de Andebol de Lisboa.

Formação técnica em destaque

A vertente formativa continua a assumir um papel central nesta edição da Festa do Andebol. Na noite de sexta-feira, os Selecionadores Nacionais João Varejão e Sofia Osório orientaram uma ação de formação dirigida às equipas técnicas das Seleções Regionais, dedicada às temáticas da profundidade no ataque, aspetos de técnica e tática individual, ofensiva e defensiva.

O objetivo passou por dotar os treinadores de novas ferramentas e promover um maior enquadramento das Seleções Regionais com os princípios e metodologias aplicados nas Seleções Nacionais.

Sofia Osório, Selecionadora Nacional sub-14 Femininos, abordou os aspetos de destaque foram abordados nesta formação:

“Com esta formação pretendemos munir os treinadores de ferramentas que lhes permitam colmatar algumas debilidades que temos observado ao longo do ano na formação; nomeadamente, dificuldades em potenciar os atletas a nível defensivo em postos específicos para os quais ainda não estão preparados, bem como, utilização de sistemas defensivos pouco equilibrados para a aprendizagem que estes atletas necessitam. No aspeto ofensivo, pretendemos promover um jogo mais rápido com duelos individuais mais profundos em função da evolução que se tem vindo a observar no Andebol; e ainda, deixar em sublinhado a importância da finalização exterior e fomentar as relações lateral-ponta.”

Já João Varejão, Selecionador Nacional sub -16 Masculinos, acredita que esta iniciativa irá contribuir de forma efetiva para a evolução individual e coletiva das equipas:

Como tem sido tradição nas últimas edições da Festa do Andebol, voltámos a promover um momento de partilha e interação entre os Selecionadores Regionais masculinos e femininos. Esta iniciativa beneficia da presença dos Diretores Técnicos Nacionais e dos Selecionadores Nacionais, que acompanham o evento para observação e identificação de atletas.

O objetivo é contribuir para o enriquecimento dos recursos técnicos dos atletas e para a melhoria do seu desempenho individual. Acreditamos que este tipo de trabalho deve ser desenvolvido de forma consistente nos clubes, constituindo uma base essencial para o crescimento e evolução dos jogadores.”

A sessão contou ainda com a presença de Vera Lopes, vice-Presidente da Federação de Andebol de Portugal e Diretora Técnica Nacional para o Andebol Feminino, e de Paulo Sá, Diretor Técnico Nacional para o Andebol Masculino, reforçando a importância atribuída ao desenvolvimento dos jovens atletas e dos seus treinadores.

Entre competição, aprendizagem e partilha de experiências, a Festa do Andebol continua a afirmar-se como um espaço privilegiado para o crescimento do Andebol português, proporcionando aos jovens atletas e às respetivas equipas técnicas um ambiente único de desenvolvimento e convivência.

Patrocinadores Institucionais