Portugal continua a sua participação no M20 EHF Euro 2026. Após a falha no apuramento para o Main Round, a equipa das Quinas muda o foco para a Intermediate Round e procura a melhor classificação possível na prova.
O conjunto nacional encerrou a fase preliminar da competição com uma vitória e duas derrotas: começou por bater a Grécia por 39-21, perdeu depois com a Alemanha por 24-21 e fechou a participação nesta fase com um desaire por 30-29 diante da França. O terceiro lugar alcançado, com dois pontos e uma diferença de golos de +14, leva à passagem à Intermediate Round, fase em que a equipa das Quinas transita com os dois pontos e a diferença de golos conquistados no confronto direto com a Grécia, elevando a diferença de golos com que arranca esta nova fase para +18.
O grupo da Intermediate Round é composto por Portugal, Turquia, Sérvia e a própria Grécia. Também a Turquia chega com dois pontos assegurados, resultado da vitória por 30-29 sobre a Sérvia na última jornada do seu grupo na fase preliminar, e transita com uma diferença de +1.


O primeiro desafio é já esta segunda-feira, dia 13, às 10 horas, em Cluj-Napoca, frente à Turquia. Carlos Martingo, selecionador nacional, traçou o retrato do adversário:
“A Turquia é uma equipa que assenta o seu jogo em dois jogadores, no Sadik Herseklioglu e no Yunus Topsakal, e conta com três pivôs de elevada envergadura. Ainda assim, é uma equipa que está perfeitamente ao nosso alcance e que iremos, com certeza, conseguir vencer.”
Segue-se terça-feira dia 14, às 12h30, também em Cluj-Napoca, o encontro com a Sérvia, equipa que a Turquia bateu na última jornada da fase preliminar. Sobre este adversário, o técnico português foi igualmente direto:
“A Sérvia perdeu com a Turquia. É uma equipa que atua em 6-0 e tem no pivô e no central os seus jogadores mais influentes. Trata-se de uma seleção tradicionalmente balcânica, com atletas de boa qualidade técnica, mas esperamos um jogo que, teoricamente e se estivermos ao nosso nível, também conseguiremos vencer.”
Carlos Martingo abordou ainda o momento da equipa após a derrota com a França, que ditou o fim da fase preliminar sem o apuramento direto pretendido:
“Já fizemos uma sessão de treino. Ontem foi uma derrota dura e não conseguimos atingir os objetivos que tínhamos traçado para o início deste Campeonato Europeu. No entanto, o nosso foco passa agora por vencer todos os jogos e alcançar o 9.º lugar que, apesar de tudo, seria a melhor classificação de sempre para esta geração.”
O M20 EHF Euro 2026 conta com transmissão integral na EHFTV.
M20 EHF Euro 2026
Calendário (hora portuguesa):
Preliminary Round – Grupo A
08.07.2026 – 10h00 – Portugal x Grécia, 39-21 (20-9)
09.07.2026 – 15h00 – Alemanha x Portugal, 24-21 (12-7)
11.07.2026 – 15h00 – Portugal x França, 29-30 (13-17)
Intermediate Round – Grupo 1
13.07.2026 – 10h00 – Portugal x Turquia, EHFtv
14.07.2026 – 12h30 – Sérvia x Portugal, EHFtv