As Lusitanas concluíram este sábado, dia 26 de setembro, o primeiro estágio da época 2026/2027, realizado na Maia. Nesta que foi a primeira semana de trabalho do grupo sob as ordens da nova Selecionadora Nacional, Sandra Fernandes, o plano incluiu sete sessões de treino e dois jogos-treino em Espanha, frente ao CB Atlético Guardés, no dia 23, e ao CB Porriño, no dia 25.
No final do estágio, Sandra Fernandes traçou um balanço positivo do trabalho realizado, admitindo tratar-se de um processo ainda em fase inicial.
“Fizemos este estágio no sentido de preparar a equipa da forma que consideramos ideal para a nossa forma de jogar. É uma equipa jovem, que ainda apresenta algumas dificuldades em determinados processos, até porque é tudo muito recente: os movimentos são novos e a nossa abordagem defensiva é totalmente nova. Contudo, estes sete treinos e dois jogos permitiram tirar ilações muito positivas.
Queremos analisar todo o processo deste estágio mas, numa primeira avaliação, considero que as jogadoras estiveram particularmente bem e já apresentámos coisas interessantes.”

Sandra Fernandes destacou ainda o que falta trabalhar até ao próximo encontro da equipa:
“Agora falta trabalho, entrosamento e, essencialmente, que as jogadoras percebam aquilo que pretendemos delas. No entanto, há que valorizar imenso o empenho, a entrega e a vontade demonstrados ao longo de toda esta semana.”
Também a central Constança Sequeira fez um balanço muito positivo da semana de trabalho, sublinhando a integração dos novos elementos do grupo:
“Faço um balanço muito positivo. Temos jogadoras e staff novos, mas entraram todos bem e criámos um coletivo bastante focado no trabalho. Os treinos correram a 100%, com toda a gente comprometida – tanto atletas como equipa técnica – a trabalhar para o mesmo objetivo, que é a nossa qualificação para o Mundial. Foi uma semana com bastante trabalho, mas extremamente positiva e com o grupo focado.”

A jogadora deixou ainda uma palavra sobre a fase que se segue, com o regresso das atletas aos respetivos clubes:
“Agora regressamos aos clubes e temos de continuar a dar o nosso máximo, porque o mais importante é representar o nosso país e vamos rumo ao nosso objetivo.”