EHF European Cup: ADAA São Pedro do Sul termina caminhada na Europa

Emblema português perdeu por 22-24 frente ao Maccabi Haarazim Ramat Gan, na segunda mão da segunda ronda da EHF European Cup, depois da derrota no primeiro duelo. Conjunto de Viseu despede-se das competições europeias.

A ADAA São Pedro do Sul/MULTISAC recebeu as israelitas do Maccabi Haarazim Ramat Gan no Pavilhão Municipal de São Pedro do Sul, a precisar de contrariar o 28-22 da primeira mão, disputada na tarde anterior. Conjunto luso chegou ao intervalo a perder por três golos, igualou o encontro por duas vezes na segunda parte, mas o Maccabi voltou a descolar nos minutos decisivos e segue em frente com um 52-44 no conjunto das duas mãos.

7 Inicial: Filigénia Fernandes, Maunde Xavier, Georgina Chivela, Carolina Justino, Juliana Silva, Cândida Mundumbo e Cristina Costa Vidal.

O Maccabi entrou melhor e chegou ao 1-3 logo nos primeiros minutos, com Jesiney Katumbu em destaque. A reação das anfitriãs não tardou, com Juliana Matos Silva a reduzir para 2-3, Carolina Justino empatou a três e Cândida Mundumbo deu a igualdade a quatro e a cinco. Cristina Vidal colocou o São Pedro do Sul na frente pela primeira vez, aos 16 minutos, com o 6-5.

A vantagem durou pouco. Gaya Ben Zikry respondeu de imediato, Carolina Schechner e a própria Ben Zikry voltaram a colocar as israelitas em vantagem, e o 6-8 levou a equipa da casa a pedir desconto de tempo, a 10 minutos do intervalo. Maunde Xavier reduziu logo a seguir, mas a ponta final do primeiro tempo foi do Maccabi, quando dois golos de Iara Kremenchusky, um de Hanna Storozhuk e outro de Katumbu abriram o 8-12.

O emblema visitante acumulou cinco suspensões de dois minutos nesta parte, a que o São Pedro do Sul respondeu com quatro golos em superioridade numérica, mas ainda assim ao intervalo a diferença era de três golos.

Intervalo: 9-12

Storozhuk ampliou para 9-13 logo após o recomeço, mas foi aí que o São Pedro do Sul se agigantou. Juliana Silva marcou três golos num curto espaço de tempo, Cândida Mundumbo juntou outro e Maunde Xavier fez o 14-15. O 15-15, de Cristina Vidal, aos 43 minutos, fez as bancadas vibrar.

Cristina Vidal voltou a colocar a equipa da casa em vantagem, aos 45 minutos, com o 16-15, mas o Maccabi não deixou o encontro fugir. O 17-17 de Carolina Justino foi seguido de um parcial de 0-3 para as israelitas, e obrigou a nova paragem do jogo pedida pela equipa da casa. O time-out trouxe efeito imediato, com Juliana Silva e Maunde Xavier a reduzirem para 19-20, mas a diferença voltou a ser de dois golos até ao soar da buzina.

Resultado final: 22-24
MVP: Cristina Vidal – 5 golos (62% eficácia)

Com este resultado o ADAA São Pedro do Sul/MULTISAC diz adeus à EHF European Cup com um resultado agregado de 52-44.

EHF European Cup Women – 2026/2027
Ronda 2
1.ª Mão

10.10.2026 – 17h00 – Maccabi Haarazim Ramat Gan x ADAA São Pedro do Sul/MULTISAC, 28-22 (15-11)
2.ª Mão
11.10.2026 – 17h00 – ADAA São Pedro do Sul/MULTISAC x Maccabi Haarazim Ramat Gan, 22-24 (9-12)

Patrocinadores Institucionais