Campeonato Placard Andebol 1: Duelo de invictos na Maia à terceira jornada

PUB

Águas Santas Milaneza e Sporting CP são duas das cinco equipas que só sabem vencer até ao momento e medem forças este sábado, às 15h00, em jogo para ver em direto n’A Bola TV; FC Porto desloca-se a Avanca.

À entrada para a terceira jornada do Campeonato Placard Andebol 1, há apenas cinco equipas a atravessar o melhor momento possível, com um registo 100% vitorioso e pretendem dar continuidade em mais um fim de semana de emoções, mas o lote vai, certamente, ficar reduzido, uma vez que dois desses emblemas jogam entre si, na Maia. O SL Benfica recebe o Vitória FC, o ABC UMinho desloca-se ao terreno do Académico de Viseu FC, o Póvoa AC Bodegão Grupo CCR tem encontro marcado com o GC Santo Tirso Retrotarget, fora de portas, e o Águas Santas Milaneza recebe o Sporting CP.

Há ainda para acompanhar a receção do Marítimo Madeira Andebol SAD ao ADA Maia Universidade da Maia, o duelo entre FC Gaia Empril e CF Os Belenenses e a visita do FC Porto ao terreno da Artística de Avanca Bioria.

Águas Santas Milaneza x Sporting CP

Nesta altura, o conjunto maiato soma quatro vitórias consecutivas em todas as competições e vai encarar o – sempre interessante – desafio com o Sporting CP com a máxima ambição, embalado pelos resultados recentes, mas o adversário da capital chega ao Norte do país na mesma onda: três vitórias consecutivas, entre campeonato e EHF European League, e com a motivação em alta por estar com pé e meio na Fase de Grupos da prova europeia. Fatores que, a juntar ao históricos de jogos entre os dois emblemas do andebol nacional, fazem deste, um confronto a não perder.

Ricardo Moreira, treinador do Águas Santas Milaneza antevê um duelo intenso e diz que a equipa terá que fazer o melhor jogo da época para vencer um dos candidatos ao título: “Neste início de época com vários jogos, queremos continuar a amealhar o máximo de pontos possível para o campeonato, mas para isso teremos de fazer um excelente jogo, contra uma equipa que tem o jogo muito bem consolidado. Se em jogos anteriores, talvez tenhamos conseguido tirar partido de um fator surpresa, temos a certeza que o Sporting CP se preparou, e bem, para nos defrontar. Para voltarmos a vencer um candidato ao título em Águas Santas, teremos de fazer o nosso melhor jogo da época e estarmos preparados para um encontro de altíssima intensidade.”

Natán Suaréz, central espanhol do emblema verde e branco, recorda o triunfo europeu para salientar a confiança da equipa e desvaloriza os resultados recentes do adversário, deixando claro que o foco é o trabalho interno: “Estamos com ótimas sensações pois fizemos um jogo muito bom na defesa. No ataque não tanto, porque falhámos algumas ações na primeira parte, nas na segunda metade tudo fluiu melhor. (…) Alguns jogadores do Águas Santas Milaneza continuaram desde a temporada passada e, além disso, reforçaram-se muito bem com dois centrais vindos do ABC UMinho e do ADA Maia Universidade da Maia, por isso têm uma equipa mais completa. Sabemos que ganharam ao FC Porto na primeira jornada, mas vamos fazer o nosso campeonato e só nos preocupamos connosco. Estamos a trabalhar muito bem”.

Pode acompanhar o jogo entre Maiatos e Leões, a partir das 15h00 deste sábado, na antena d’A Bola TV.

Artística de Avanca Bioria x FC Porto

Em sentido inverso ao jogo acima referido, o Pavilhão Municipal Adelino Dias Costa, em Avanca, vai receber duas equipas que atravessa momentos delicados. A formação da casa, soma duas derrotas na prova e procura conhecer outro desfecho, para não perder o comboio rumo aos objetivos estabelecidos pela equipa avancanense, no entanto, o total favoritismo nesta partida pertence aos Dragões, que somaram apenas a primeira vitória da temporada na ronda passada, frente ao FC Gaia Empril e, recentemente, voltaram a sentir o sabor amargo do terceiro desaire seguido na EHF Champions League, na Croácia. Dos emblemas à procura de reagir e fazer crescer os níveis motivacionais para a longa época que se avizinha.

O treinador da Artística de Avanca Bioria, Ljubomir Obradović – antigo técnico dos Dragões e hexacampeão pelo emblema da Invicta – fala num desafio de cariz especial e salienta a pressão que existe de parte a parte: “É um jogo sempre especial, vamos defrontar uma das melhores equipas da Europa. Este jogo vem numa altura em que ambas as equipas não estão no seu melhor nível e, por isso, debaixo de alguma pressão. Vamos com as nossas armas tentar contrariar um adversário teoricamente mais forte, mas que também tem fraquezas que vamos tentar explorar. Esperamos, obviamente, que seja um bom espetáculo de andebol e que os adeptos da modalidade apreciem.”

Já Sebastian Frandsen, guarda-redes dinamarquês do FC Porto, diz que o momento atual não traduz o poderio do Campeão Nacional: “Acima de tudo, no próximo jogo temos de voltar a divertir-nos a jogar andebol e recuperar as boas sensações que sempre tivemos. Sabemos o que valemos e que os resultados recentes não espelham a nossa qualidade, mas no FC Porto luta-se sempre até ao fim e dá-se sempre tudo.”

O referido encontro começa às 18h30 deste sábado e terá transmissão em direto no Porto Canal. A jornada prossegue no dia seguinte (02/10), na Madeira e termina no próximo dia 5 de outubro, com o embate entre GC Santo Tirso Retrotarget e Póvoa AC Bodegão Grupo CCR.

Calendário – Campeonato Placard Andebol 1
3ª Jornada
01.10.2022 – 15h00 – SL Benfica x Vitória FC, BTV / andeboltv (diferido)
01.10.2022 – 15h00 – Águas Santas Milaneza x Sporting CP, A Bola TV / andeboltv (diferido)
01.10.2022 – 18h00 – Académico de Viseu FC x ABC UMinho, andeboltv
01.10.2022 – 18h00 – FC Gaia Empril x CF Os Belenenses, andeboltv
01.10.2022 – 18h30 – Artística de Avanca Bioria x FC Porto, Porto Canal / andeboltv (diferido)
02.10.2022 – 17h00 – Marítimo Madeira Andebol SAD x ADA Maia Universidade da Maia, andeboltv
05.10.2022 – 18h00 – GC Santo Tirso Retrotarget x Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, andeboltv

Patrocinadores Institucionais