Campeonato Placard Andebol 1: Sporting CP vence Águas Santas Milaneza em jogo frenético

Leões resistem às dificuldades e reforçam registo 100% vitorioso, tal como SL Benfica e ABC UMinho; FC Porto passa em Avanca e FC Gaia Empril levou a melhor na receção ao CF Os Belenenses.

A terceira jornada arrancou às 15h00 em Lisboa e na Maia, com dois dos candidatos ao título a vencerem os respetivos duelos: o SL Benfica reforçou a liderança isolada ao derrotar o Vitória FC e o Sporting CP festejou o terceiro triunfo seguido na casa do Águas Santas Milaneza, em duelo intenso. Mais tarde foi a vez ABC UMinho e FC Porto carimbarem os três pontos da jornada fora de portas e o FC Gaia Empril recebeu e venceu o CF Os Belenenses.

A Ronda 3 prossegue este domingo com o encontro entre Marítimo Madeira Andebol SAD e ADA Maia Universidade da Maia, no Funchal e encerra no próximo dia 5 de outubro com o invicto Póvoa AC Bodegão Grupo CCR a visitar o recém-promovido GC Santo Tirso Retrotarget.

Águas Santas Milaneza x Sporting CP

Naquele que terá sido o jogo mais emocionante da 3.ª jornada do Campeonato Placard Andebol 1, entre dois emblemas que – até então – só sabiam vencer na prova e têm vindo a realizar um excelente início de temporada, o Sporting CP tremeu mas não deixou fugir a vitória no terreno do Águas Santas Milaneza.

Durante cerca de 20 minutos, na etapa inicial, o jogo ficou marcado por um forte equilíbrio em que a diferença no placard nunca foi superior a dois golos, com os Leões a terem passado a maioria do tempo a defender a liderança. A partida ganhou intensidade após um período de cinco minutos, no começo, sem que qualquer uma das equipas tivesse marcado um golo. Na reta final da primeira metade, os comandados de Ricardo Costa aproveitaram alguns erros do adversário para crescer na partida e dilatar a margem para uns expressivos e inéditos sete golos de vantagem, antes de uma última investida maiata, traduzida em parcial de 3-0, a fechar a primeira parte.

Intervalo: 11-15

No segundo tempo, o Águas Santas Milaneza não podia ter entrado melhor e o cenário voltou a mudar de figura, quando a diferença passou a ser mínima, novamente. No entanto, o conjunto maiato não conseguiu passar para a dianteira, apesar das muitas investidas, apenas ao empate perto do final. Mas o Sporting CP, que contou com um inspirado Martim Costa para ajudar a segurar as rédeas do jogo, teve forças para reagir aos momentos menos positivo e festejou o triunfo, destronando o rival da Maia do lote de emblemas invictos. Destacou-se Miguel Pinto, ponta-direita do Águas Santas Milaneza, com sete golos.

Resultado Final: 27-29

O SL Benfica não teve dificuldades em bater o Vitória FC, em casa por 37-23, tendo mesmo conseguido alcançar uma contundente margem de 10 golos ao intervalo (22-12), o que deu aos encarnados total controlo do jogo na etapa complementar. Os segundos 30 minutos foram jogados a um nível mais lento mas o destino estava traçado e o SL Benfica segue líder isolado da prova. O lateral Petar Djordjic foi o melhor marcador do jogo, com seis golos apontados.

O ABC UMinho continua a dar que falar nesta entrada em força na nova época e leva já três vitórias seguidas, a últimas das quais conseguida esta tarde em Viseu, por 24-30 em duelo em que os minutos mostraram a superioridade desde cedo e seguraram uma vantagem segura, de seis golos, que levaram para o descanso (10-16). Na segunda metade, o Académico de Viseu FC mostrou mais argumentos e conseguiu dividir o jogo de igual para igual, mas a diferença trazida dos primeiros 30 minutos pesou na reação viseense e no final, os minhotos fizeram a festa. Manuel Lima, central contratado ao ADA MAIA Universidade da Maia foi decisivo ao apontar sete golos.

O FC Gaia Empril fez da sua casa fortaleza na receção ao CF Os Belenenses e reagiu à derrota pesada com o FC Porto, na ronda passada, vencendo o emblema de Belém por uns expressivos 28-17. A capacidade ofensiva dos gaienses foi bem evidente na primeira parte e a juntar a um compromisso defensivo relevante, a vitória começou a ser construída bem cedo e ao intervalo a margem era de seis golos (16-10). O CF Os Belenenses não teve capacidade para retaliar na etapa complementar e acabou por baixar a guarda, permitindo que o adversário ultrapassasse os 10 golos de vantagem.

Em Avanca, o Campeão Nacional foi surpreendido por um adversário resiliente e com argumentos para discutir o jogo. Prova disso é o facto de, na primeira parte, a margem mais dilatada entre Artística de Avanca Bioria e FC Porto ter sido de apenas quatro golos, favorável aos Dragões, com a equipa da casa a ter alcançado o empate por diversas ocasiões. Ao intervalo, o marcador registava 14-15 e a Artística de Avanca Bioria, que ainda não venceu qualquer jogo no campeonato, tinha ambição para sonhar. Mas a experiência do FC Porto teve peso na segunda parte para que os Dragões controlassem o jogo, mas a vantagem só ultrapassou os quatro golos no último lance do encontro (23-28), com responsabilidades para o guarda-redes brasileiro dos avancanenses, Bruno Lima, que assinou 13 defesas.

Calendário – Campeonato Placard Andebol 1
3ª Jornada
01.10.2022 – 15h00 – SL Benfica x Vitória FC, 37-23 (22-12)
01.10.2022 – 15h00 – Águas Santas Milaneza x Sporting CP27-29 (11-15)
01.10.2022 – 18h00 – Académico de Viseu FC x ABC UMinho24-30 (10-16)
01.10.2022 – 18h00 – FC Gaia Empril x CF Os Belenenses, 28-17 (16-10)
01.10.2022 – 18h30 – Artística de Avanca Bioria x FC Porto23-28 (14-15)
02.10.2022 – 17h00 – Marítimo Madeira Andebol SAD x ADA Maia Universidade da Maia, andeboltv
05.10.2022 – 18h00 – GC Santo Tirso Retrotarget x Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, andeboltv

Patrocinadores Institucionais