Andebol esteve representado no Encontro Nacional de Esperanças Olímpicas

Evento juntou jovens atletas aspirantes a participar nos próximos Jogos Olímpicos; Andebol está inserido no Projeto de Esperanças Olímpicas e esteve representado por quatro atletas internacionais sub-21.

Realizou-se no passado fim-de-semana o Encontro Nacional de Esperanças Olímpicas 2023, organizado pelo Comité Olímpico de Portugal (COP), que juntou no Centro de Alto Rendimento do Jamor, mais de uma centena de jovens atletas aspirantes a participar nos Jogos Olímpicos Los Angeles 2028 e Brisbane 2032. No total, foram 110 atletas e 62 treinadores, de 18 Federações, e encarregados de educação que contactaram de perto com várias dimensões da preparação para os Jogos Olímpicos.

O andebol está inserido no Projeto de Esperanças Olímpicas em resultado da medalha de prata no Euro Sub-20 de 2022, estando abrangidos neste projeto o grupo de atletas pertencentes à atual Seleção Nacional sub-21. A modalidade esteve representada neste encontro pelos atletas Duarte Pereira, Eduardo Almeida, Nilton Melo e Tomás Ferreira e ainda por Paulo Sá, Diretor Técnico Nacional.

Ao longo dos dois dias, os jovens atletas estiveram envolvidos em atividades como Educação Olímpica, Integridade, Nutrição e combate à dopagem, entre outras, e foram submetidos a testes de avaliação e controlo do treino. Tiveram ainda a oportunidade de partilhar duas sessões com as medalhadas olímpicas Patrícia Manona e Telma Monteiro. Os treinadores, além do acompanhamento aos testes dos atletas, participaram no seminário “Esperanças Olímpicas” e no workshop “Avaliação e Controlo do Treino”.

Paulo Sá não tem duvidas de que este foi um “excelente momento de interação entre atletas e treinadores das diferentes modalidades e da criação do espírito da equipa Portugal.”

Patrocinadores Institucionais