EHF European League: Maldição quebrada e Sporting CP nos Quartos

PUB

Leões deram a volta à eliminatória frente ao Bidasoa Irun e alcançaram a próxima fase da prova de forma inédita, depois de dois anos consecutivos a dizer adeus pela diferença de um golo.

7 inicial: Leonel Maciel, Josep Folqués, Martim Costa, Natán Suaréz, Francisco Costa, Francisco Tavares e Patrik Walczak.

Ao terceiro ano, finalmente a história foi diferente e feliz para o Sporting CP. Depois de duas vezes a cair nos Oitavos de Final da EHF European League pela diferença de apenas um golo no agregado, desta vez a maldição foi quebrada e história foi feita na casa dos Leões, após uma personalizada vitória frente aos espanhóis do Bidasoa Irun, por 34-28, revertendo uma desvantagem de três golos trazida da primeira mão.

Um golo espanhol abriu o ativo no Pavilhão João Rocha mas o cenário rapidamente se virou para direção certa, com o Sporting CP a responder com quatro golos sem resposta, dois dos quais da autoria de Salvador Salvador, até então a peça mais importante da equipa leonina e que, juntamente com Edney Silva, assumia apenas funções defensivas. Nesta altura, a equipa leonina encontrava-se pela primeira vez na frente da eliminatória (4-1).

Leonel Maciel mostrava-se confiante entre os postes e ajudava a equipa a permanecer na dianteira mas, apesar de aos 11 minutos ter aparecido a primeira situação de superioridade numérica para os Leões, os quatro golos de diferença prevaleceram durante largos minutos. Dentro dos 15 minutos, Martim Costa colocou o Sporting CP a vencer por cinco golos de vantagem (10-5), antes de uma situação momentânea de melhoria por parte do Bidasoa Irun em que, entre várias exclusões de parte a parte, o melhor que conseguiu foi reduzir a desvantagem para três golos (12-9 aos 24 minutos).

Num ápice, o rumo do jogo mudou de novo, porque Leonel Maciel continuava a fazer a diferença na baliza leonina, bem como a prestação defensiva, e apenas dois minutos depois, apareceram seis golos a separar os dois emblemas (15-9). Um parcial de 0-3, com alguma falta de sorte para os Leões, colocou a diferença em três golos à saída para o descanso.

Intervalo: 15-12

Os primeiros 10 minutos da segunda metade trouxeram um Sporting CP igualmente regular, impulsionado pelo forte apoio vindo das bancadas e um Bidasoa Irun mais aguerrido. Durante esse período a diferença oscilou entre os quatro e os três golos, com apenas uma exceção, ao 18-16. Pouco depois, os Leões baixaram ligeiramente o ritmo mas a motivação era elevada e as investidas mais fortes dos espanhóis acabavam por ter resposta à altura. Com o marcador em 26-21, 45 minutos no cronómetro e após mais um momento de crescimento leonino, o treinador do Bidasoa Irun pediu time-out.

Em cima dos 50 minutos, a equipa orientada por Ricardo Costa liderava por 28-24 mas apesar de a posição ser mais favorável aos Leões, não havia espaço para qualquer tipo de relaxamento, porque o Bidasoa Irun tinha pressa em reverter as contas e impunha cada vez mais velocidade nas ações. A cinco minutos do fim, Mamadou Gassamá assinou o 31-25 e voltou a estabelecer a maior diferença registada em todo o jogo e tudo jogava a favor do conjunto luso, num final de jogo de nervos. Nos últimos 30 segundos, Leonel Maciel defendeu as duas últimas investidas espanholas para levar ao delírio os adeptos e para confirmar definitivamente a histórica passagem à próxima fase.

Resultado Final: 34-28
Top Player: Leonel Maciel – 15 defesas (36% de eficácia)

O próximo adversário do Sporting CP nos Quartos de Final da EHF European League será o emblema francês do Montpellier HB, que seguiu em frente de forma tranquila ao bater os húngaros do Ferencváros.

EHF European League
Oitavos de Final
1ª Mão
21.03.2023 – 19h45 – Bidasoa Irun x Sporting CP, 30-27 (11-12)
2ª Mão
28.03.2023 – 19h45 – Sporting CP x Bidasoa Irun, 34-28 (15-12)

Patrocinadores Institucionais