IHF World Championship 2023: Segunda mão do Play Off joga-se esta quarta-feira em Paredes

Seleção Nacional prosseguiu o estágio em solo luso esta segunda-feira e prepara-se para voltar a defrontar a Roménia, desta vez no Multiusos de Paredes – 20h15 com transmissão em direto no Canal 11.

No rescaldo da partida da primeira mão, em Pitesti, a distância que agora separa Portugal de uma inédita presença no Campeonato do Mundo deste ano não é a mais animadora, mas a Seleção Nacional quer responder esta quarta-feira com uma exibição segura no derradeiro duelo e, se possível, vencer. Desde esta segunda-feira e às ordens de José António Silva, a comitiva lusa realizou sessões bi-diárias de treino e ginásio complementadas com vídeo, já com as três atletas que não viajaram para a Roménia integradas de novo (Mariana Lopes, Adriana Lage e Ana Carolina Silva). Tendo agora um conhecimento ainda maior do adversário, há espaço para ambicionar um resultado positivo, que apenas será possível caso a eficácia no ataque e a intensidade defensiva sejam maiores, nas palavras do Selecionador Nacional, que não esconde ainda que o resultado do duelo em Pitesti deixou marcas:

“O jogo de amanhã está inevitavelmente marcado e condicionado pelo mau resultado que obtivemos na Roménia. A equipa ficou afetada porque, tendo noção das dificuldades que teríamos pela frente, todos nós tínhamos a convicção de que podíamos fazer um bom jogo, o que não aconteceu e apenas conseguimos jogar como pretendíamos durante um curto espaço de tempo. Como é evidente, atendendo ao poderio das nossas adversárias e ao resultado do primeiro jogo, a eliminatória está praticamente decidida pelo que temos de nos focar em melhorar a nossa qualidade e eficácia no jogo. Contamos com um grupo de atletas extraordinário que apesar das condições de partida diferentes relativamente a muitos adversários, encaram este desafio com ambição e merecem o carinho de todos.”

José António Silva, como sempre e agora mais do que nunca, coloca-se em primeiro plano para assumir o desfecho negativo e apela a que os adeptos lusos compareçam em força, para apoiar a nossa Seleção Nacional:

“A mim, como principal responsável, compete-me trabalhar ainda mais, se possível, para as ajudar e criar melhores condições para que possamos continuar a evoluir num processo, que todos temos consciência, será longo. Tentaremos já amanhã obter um bom resultado e assim consolidar a nossa evolução. Para isso contamos com o apoio que tem estado sempre presente de toda a estrutura federativa, bem como das pessoas que acompanharão o jogo no Multiusos de Paredes, onde nos sentimos tão bem acarinhados.”

O processo de pedido de acreditações para o jogo da segunda mão contra a seleção romena, em Paredes, já está aberto, e pode ser acedido AQUI.

IHF World Championship 2023 – Play Off
Calendário 
08.04.2023 – 15h00 – Roménia x Portugal, 35-20 (19-12)
12.04.2023 – 20h15 – Portugal x Roménia, Canal 11

No total, o IHF World Championship 2023 – marcado para novembro e dezembro deste ano – contará com a participação de 16 equipas europeias: os co-anfitriões Noruega (atual campeã em título), Suécia e Dinamarca; as três melhores equipas do EHF EURO 2022 – excluindo da equação as três nações nórdicas – ou seja, Montenegro (3.º), França (4.º) e Países Baixos (6.º) e as 10 vencedoras do Play Off 2 da Qualificação Europeia.

Patrocinadores Institucionais