Taça de Portugal: Marítimo da Madeira está na Final da Prova Rainha

Madeirenses deixaram poveiros pelo caminho e jogam agora a finalíssima da competição, no Funchal.

O Pavilhão do Complexo Desportivo do Marítimo acolheu a Final Four da Taça de Portugal e foi com casa cheia que a equipa local – Marítimo Madeira Andebol SAD – recebeu o Póvoa AC Bodegão Grupo CCR. Os comandados de Paulo Fidalgo foram os primeiros a inaugurar o marcador mas o encontro seguiu em tom de equilíbrio e, à passagem dos 7 minutos o jogo, o jogo encontrava-se empatado (3-3). Rúben Ribeiro colocou o Marítimo no comando e os insulares chegaram mesmo aos quatro golos de vantagem (7-3) pouco depois; mas à chegada aos 15 minutos, os poveiros conseguiram reduzir através da marcação de um livre de 7 metros. O Marítimo manteve a toada e seguiu sempre na frente, levando Jorge Carvalho a pedir uma paragem no tempo de jogo, quando o placar assinalava 9-4, mostrando uma grande ineficácia ofensiva por parte dos poveiros. O Póvoa AC continuou com problemas no setor ofensivo e foi o Marítimo a marcar, seguiram-se vários momentos sem golos – com os guarda-redes Diogo Valério (Marítimo) e António Campos (Póvoa AC) a assumir o protagonismo. Até que Diogo Martinho desbloqueou a ofensiva poveira a poucos minutos do descanso e os golos voltaram a surgir no Funchal. Os comandados de Paulo Fidalgo asseguraram a vantagem e recolheram aos balneários com sete golos de vantagem.

Intervalo: 13-6

Na entrada para o segundo tempo, os maritimistas chegaram aos 10 golos à maior (16-6) e foram mantendo a velocidade no encontro sem que o Póvoa AC se conseguisse encontrar, mesmo após uma aposta no 7×6 – a nível ofensivo – e, ainda, num sistema defensivo mais profundo e, mais tarde, com uma marcação individual a Pedro Peneda. No entanto, foi a vez do Marítimo introduzir o 7×6, obrigando os poveiros a baixar novamente o sistema defensivo. Já dentro dos dez minutos finais, houve direito a novo time-out, e o Póvoa AC Bodegão Grupo CCR conseguiu aproximar o resultado para 26-19 mas não conseguiu ter argumentos para evitar a derrota. Délcio Pina foi o melhor marcador do jogo, com 9 golos.

Resultado Final: 28-21

A fínalissima disputa-se este domingo, pelas 16h00, no Complexo Desportivo do Marítimo, no Funchal e conta com transmissão na RTP2.

Final Four – Taça de Portugal
Meias Finais
10.06.2023 – 15h00 – Marítimo Madeira Andebol SAD x Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, 28-21 (13-6)
10.06.2023 – 17h30 – FC Porto x Sporting CP, RTP2 / andeboltv (diferido)
Final
11.06.2023 – 16h00 – Marítimo Madeira Andebol SAD x Vencedor da MF2, RTP2 / andeboltv (diferido)

Patrocinadores Institucionais