Encontro Nacional de Infantis: 68 jogos e muita animação no segundo dia em Estarreja

Dia preenchido para os mais de 1000 agentes desportivos presentes no evento de grande escala dedicado ao escalão de sub-14, que faz deste município a capital do andebol.

Todas as condições climatéricas e logísticas estiveram reunidas para que o segundo dia do Encontro Nacional de Infantis fosse aquilo que se esperava: um sucesso. Se o dia inaugural teve competição, diversão e convívio, o segundo dia trouxe-o em dobro, uma vez que a ação começou logo pelas 09h00 e perdurou até bem perto das 21h00. No total, as 66 equipas presentes – em representação de 41 clubes oriundos de Norte a Sul do país e também das ilhas, como é o caso do Clube Escola da Levada (Madeira) e do CD ‘Os Marienses’- realizaram 68 jogos, distribuídos pelos oito recintos.

Para além da vertente competitiva, os mais novos puderam usufruir dos três insufláveis situados no Parque Municipal de Antuã, bem como de uma piscina também ela construída para o efeito, que tem sido a melhor opção para contrariar o forte calor que se faz sentir em Estarreja. Esta segunda-feira será um espelho do segundo dia de Encontro Nacional de Infantis, com mais 68 jogos agendados e os mesmos espaços de animação e convívio à disposição de todos os agentes desportivos envolvidos.

Este domingo, estiveram presentes no espaço principal do torneio João Alegria, vice-Presidente da Câmara Municipal de Estarreja e Vereador do pelouro do Desporto, bem como Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal. O líder máximo da instituição que tutela a modalidade no nosso país, fez questão de endereçar uma palavra de agradecimento à autarquia local e salientou a importância deste tipo de eventos para fomentar o interesse pelo andebol nos mais novos:

“É um momento de festa, de alegria, de dinâmica, de projeção da modalidade nestes escalões mais jovens. Isto só é possível com o apoio e o envolvimento da autarquia, do seu Presidente e de todas as estruturas da Câmara Municipal de Estarreja. Tenho que deixar aqui um agradecimento profundo porque é uma Câmara Municipal de andebol, de Desporto, que tem essa visão e só com esse apoio é que conseguimos ter estes mais de mil agentes desportivos durante durante estes dias. É com grande orgulho que, entre o Encontro Nacional de Minis, em Viana do Castelo, o Encontro Nacional de Infantis, aqui em Estarreja e a Festa do Andebol, em Lagoa, juntámos milhares de jovens atletas neste final da época desportiva. Isto também faz parte do nosso trabalho, mas queria deixar um agradecimento não só à autarquia, mas todas as estruturas, inclusive da Federação de Andebol de Portugal, pela organização destes eventos, que são uma marca para os jovens. Saem aqui, certamente, diferentes e melhores do que quando chegaram e mais próximos ainda da modalidade. É isso que nós queremos, alargar a base de recrutamento e este tipo de eventos fazem com que isso possa ser possível daqui para a frente.”

Patrocinadores Institucionais