Chegou o fim da primeira etapa da edição de 2023 do Portugal Beach Handball Tour, onde as equipas da EFE Os Tigres UNLOCK Energy e GRD Leça SPAR foram as grandes vencedoras, nas vertentes feminina e masculina, respetivamente.
Seniores Femininos
A formação de Espinho conquistou o troféu após derrotar o eterno rival – GRD Leça Love Tiles – em encontro que teve direito a shoot-out. No primeiro set, Os Tigres UNLOCK Energy começaram por liderar mas o empate surgiu de imediato, apesar do mesmo a equipa de Espinho voltou a reclamar por si o comando e venceu por 16-18. Já no segundo set, foi a vez da formação de Leça da Palmeira sair na frente e, apesar do empate conquistado mais tarde, voltou a reclamar para si o comando, alcançando a vitória por 23-16, levando o encontro a shoot-out. Nesta fase do jogo, Os Tigres UNLOCK Energy foram mais assertivos e venceram por 6-7, totalizando 2-1 em períodos. As duas equipas chegaram a esta final, após deixarem pelo caminho, Associação Desportiva OSN, no caso d’Os Tigres UNLOCK Energy e Nazaré BHT, no caso do GRD Leça Love Tiles, ambos por 2-0.
Na vertente feminina, Carolina Paulo (Nazaré BHT) venceu o prémio de “Jogadora + Espetacular”, enquanto que Andreia Costa (GRD Leça Love Tiles) foi distinguida com o troféu de Melhor Guarda-Redes da etapa inaugural.
A classificação final feminina da 1ª Etapa ficou definida da seguinte forma:
1º Classificado – EFE Os Tigres UNLOCK Energy
2º Classificado – GRD Leça / Love Tiles
3º Classificado – Nazaré BHT
4º Classificado – Associação Desportiva OSN
5º Classificado – Vegetas BHC
6º Classificado – AD Fortitudo BH
7º Classificado – Antuã BHT
8º Classificado – Associação Desportiva ADG
Seniores Masculinos
No género masculino, voltou a ser uma final “repetida” já que EFE Os Tigres UNLOCK Energy enfrentaram GRD Leça SPAR, e desta vez foi a formação de Leça da Palmeira a cantar vitória. O primeiro set começou de feição para a equipa do GRD Leça que conquistou desde cedo uma vantagem na partida, quando aos dois minutos venciam por 4-8. Os Tigres UNLOCK Energy igualaram a partida, por várias ocasiões, mas a reta final pendeu para Leça da Palmeira, que venceram por 22-23. O segundo set começou com algumas igualdades mas, rapidamente, Os Tigres UNLOCK Energy passaram para a frente e comandaram o restante tempo regulamentar, vencendo por 17-12. Nesta final houve direito a dois shoot-out, já que ao final do primeiro manteve-se tudo empatado e Diogo Ferreira falhou em face do guarda-redes adversário, já na segunda ronda, culminando na vitóra do GRD Leça.
Apesar da 3ª posição alcançada, a equipa Nazaré BHT teve em Marcus Vinícius o jogador em destaque na etapa, que venceu o prémio “Jogador + Espetacular”; já o guardião Bruno Lima, da EFE Os Tigres UNLOCK Energy, destacou-se entre os demais e foi eleito o Melhor Guarda-Redes da etapa.
A classificação final masculina da 1ª Etapa ficou definida da seguinte forma:
1º Classificado – GRD Leça SPAR
2º Classificado – EFE Os Tigres UNLOCK Energy
3º Classificado – Nazaré BHT
4º Classificado – Esfera Andebol Masters
5º Classificado – Four Twenty BHC
6º Classificado – Vegetas BHC
7º Classificado – CAP Aveiro
8º Classificado – Cincomaisum AC
9º Classificado – ADAP Phoenix
10º Classificado – Associação Desportiva OSN
A emoção regressa já nos próximos dias 15 e 16 de julho, com a realização da segunda etapa do circuito, em Espinho, na Praia 37.
Pode consultar o calendário das três etapas do Portugal Beach Handball Tour 2023 e da Fase Final de Subs, em baixo.
1ª Etapa
Nazaré – Estádio do Viveiro
01.07 e 02.07.2023
2ª Etapa
Espinho – Praia 37
15.07 e 16.07.2023
3ª Etapa
Espinho – Praia 37
22.07 e 23.07.2023
Fase Final de Subs
Nazaré – Estádio do Viveiro
28.07 a 30.07.2023