Tal como o rival da capital, o Sporting CP entrou de forma direta na Fase de Grupos da EHF European League, a segunda prova europeia de clubes mais importante, que desde que foi criada, em 2020/2021, conta com a presença do emblema leonino. Nas duas primeiras participações, o melhor que o Sporting CP conseguiu foi alcançar os Oitavos de Final, patamar que foi superado na época anterior, com os vice-Campeões Nacionais a entrarem no lote das oito melhores equipas da competição. A expectativa para mais uma temporada europeia é grande para os lados de Alvalade.
Esta terça-feira, o Sporting CP vai iniciar a campanha no Grupo H contra um adversário que nunca defrontou e que pode facilmente ser desconhecido para grande parte da comunidade andebolística nacional. Isto porque o KGHM Chrobry Głogów, emblema polaco, fez história na temporada transata ao garantir a 4.ª posição na Superliga da Polónia, que desde 2011/12 só conhece um campeão: o Industria Kielce. A grande época protagonizada pelo conjunto de Głogów valeu um quase inesperado regresso às competições europeias em 2023/24, algo que só havia acontecido duas vezes na história do KGHM Chrobry Głogów: em 2006/07, em que não passou da Ronda 3 da já extinta EHF Cup; e em 2007/08, a mais produtiva de que há memória, em que foi afastado nos Quartos de Final na antiga EHF Challenge Cup.
Em antevisão ao primeiro duelo europeu da época, Ricardo Costa alerta para o novo modelo da competição, onde existe maior número de grupos e equipas e, por isso, é importante para os Leões entrarem a vencer: “Temos de guardar o maior número de pontos possível na primeira fase porque o formato da prova é ligeiramente diferente do ano passado. Esta primeira fase tem ainda mais importância do que nas edições anteriores, por isso é importante começarmos bem e fortes (…) Não perder pontos em casa será fundamental e temos de ir passo a passo, não vale a pena olhar mais para a frente.”
O treinador português salientou alguns dos aspetos do adversário que – espera – vai apresentar dificuldades: “É uma equipa forte do centro da Europa, com um bloco central com jogadores de dois metros, e que nos causará dificuldades com toda a certeza. Nas provas europeias os árbitros têm um critério diferente do nosso campeonato, deixam jogar e bater no bom sentido, temos de nos adaptar a isso. Tenho a certeza de que será difícil, mas temos obrigação de ganhar”
O jogo de estreia entre Sporting CP e KGHM Chrobry Głogów arranca às 19h45 desta terça-feira, no Pavilhão João Rocha e contará com transmissão em direto na Sporting TV.
Também esta terça-feira, ABC UMinho e SL Benfica iniciam a caminhada na EHF European League, com os Minhotos a viajarem até à Eslováquia para defrontar o MŠK Považská Bystrica, às 17h45 (horas portuguesas), e os Encarnados a defrontarem o HBC Nantes, em França, às 19h45.
EHF European League – Grupo H
1ª Jornada
17.10.2023 – 19h45 – Sporting CP x KGHM Chrobry Głogów, Sporting TV