Pela terceira época consecutiva, o SL Benfica está na Fase de Grupos da EHF European League – competição que venceu em 2021/2022 – e o jogo inaugural do Grupo A reservou aos encarnados um reencontro com o HBC Nantes de Alexandre Cavalcanti – internacional português, antigo jogador das Águias.
7 inicial: Mike Jensen, Miguel Sanchez, Ander Izquierdo, Yoav Lumbroso, Bélone Moreira, Ole Rahmel e Alexis Borges
Na H Arena foi Alexis Borges a inaugurar o marcador perante o ambiente fervoroso que caracteriza o terreno da formação gaulesa mas a reação do HBC Nantes não tardou e, em menos de cinco minutos, Kauldi Odriozola colocou os franceses na liderança (3-2). Com a ajuda do guardião islandês – Viktor Hallgrímsson – os gauleses dobraram a vantagem (4-2) mas Miguel Sanchez e Ole Rahmel devolveram a igualdade ao marcador.
O SL Benfica ia sentindo algumas dificuldades em ultrapassar a defensiva gaulesa enquanto que do outro lado Valero Rivera ia-se mostrando letal e assinou o 11-8, estabelecendo a primeira diferença de três golos – depois de falhar o remate inaugural, o ponta esquerda espanhol assinou sete golos até ao descanso. Até à saída para o intervalo, o HBC Nantes seguiu na liderança recolhendo com quatro golos de vantagem.
Intervalo: 19-15
No regresso dos balneários, ambos os treinadores fizeram trocas na baliza: Viktor Hallgrímsson deu o seu lugar a Ivan Pesic e Mike Jensen a Gustavo Capdeville. Os gauleses deram-se melhor no arranque da segunda parte, ao atingir cinco golos à maior (20-15), mas a aposta de Jota Gonzalez no 7×6 e em Gustavo Capdeville começou a dar frutos. Depois do 23-18 de Aymeric Minne, o SL Benfica impôs um parcial de 1-3 (24-21), com três intervenções de Gustavo Capdeville pelo meio, e, pouco mais tarde, Paulo Moreno reduziu a diferença para apenas dois golos (26-24).
As rápidas transições ofensivas do HBC Nantes voltaram a surgir e desta vez com sucesso no frente-a-frente com Gustavo Capdeville, os gauleses reconquistaram, numa primeira instância, os cinco golos de vantagem (30-25) e, até ao apito final os franceses não tiraram o pé do acelerador e garantiram a vitória por oito golos de diferença.
Resultado Final: 37-28
Top Player: Valero Rivera – 11 golos (79% eficácia)
O próximo desafio do SL Benfica na EHF European League será em casa na próxima terça-feira, dia 24 de outubro, frente ao IFK Kristianstad às 18h45 (hora portuguesa).
EHF European League – Grupo A
1ª Jornada
17.10.2023 – 19h45 – HBC Nantes x SL Benfica, 37-28 (19-15)
2ª Jornada
24.10.2023 – 18h45 – SL Benfica x IFK Kristianstad, EHFtv