A cidade berço de Portugal recebeu o primeiro embate da Ronda 9 do Campeonato Placard Andebol 1 onde Sporting CP acabou por confirmar o estatuto de líder ao vencer o Vitória SC – recém-promovido ao principal escalão – por 20-38.
O Sporting CP entrou a liderar (0-2) mas os vimarenenses responderam de imediato e viram Vincent Maguy bisar e devolver a igualdade ao marcador. O Vitória SC chegou mesmo à liderança, depois de Henrique Carlota levar a melhor no frente-a-frente com Pedro Portela num livre de sete metros, foi a vez de Nuno Silva assinar o 3-2 à passagem do quarto minuto de encontro. Martim Costa respondeu em dobro – o lateral internacional português assumiu destaque na primeira parte ao assinar 9 golos antes do descanso – e o jogo seguiu com algum equilíbrio até aos dez minutos, momento em que o marcador assinalava uma igualdade a 5.
Foram nove golos consecutivos dos Leões – que nem um time-out dos vimarenenses impediu – que quebraram a boa entrada e os índices de motivação do Vitória SC. Depois de oito minutos de grandes dificuldades para a formação de Eduardo Fernandes, Nuno Silva assistiu Matheus Pereira para um golo vistoso (6-14). À passagem do minuto 22 foi a vez de Christian Moga assinar o seu primeiro golo ao serviço do Sporting CP – atleta recém chegado proveniente do Póvoa AC Bodegão Grupo CCR para colmatar a saída de Benjamin Jakobsen – e, com isso, colocou o marcador com dez golos de diferença (8-18). A formação de Ricardo Costa seguiu superior e levou 11 golos de vantagem para o descanso.
Intervalo: 10-21
No regresso dos balneários houve troca nas duas balizas – Emanuel Ribeiro substituiu Henrique Carlota e Leo Maciel deu o seu lugar a Andre Kristensen – mas foram poucos os ataques que levaram perigo nos primeiros minutos de encontro, com as equipas a cometerem erros e a concretizarem apenas dois golos – um para cada lado – nos primeiros seis minutos da segunda parte. Depois de um momento menos conseguido, o Sporting CP voltou à carga e disparou para os 15 golos de diferença (12-27) à passagem do minuto 42′.
Até ao final, Ricardo Costa ainda lançou Rafael Vasconcelos para a sua estreia e o lateral direito de 16 anos conseguiu assinar dois golos e contribuir para a nona vitória consecutiva dos Leões no Campeonato Placard Andebol 1.
Resultado Final: 20-38
A Ronda 9 do Campeonato Placard Andebol 1 segue este sábado em Avanca, com a Artística de Avanca Bioria a receber o Marítimo Madeira Andebol SAD, duelo que conta com transmissão em direto n’A Bola TV, pelas 15h00. À mesma hora, SL Benfica e ABC UMinho protagonizam o Jogo da Semana, em Lisboa, com transmissão em diferido na andeboltv.
Ao fim do dia, o FC Gaia Empril procura a segunda vitória da época num duelo complicado, em sua casa, frente ao CF Os Belenenses que ocupa atualmente a sétima posição da tabela classificativa. No fecho do dia de sábado Póvoa AC Bodegão Grupo CCR e Águas Santas Milaneza têm encontro marcado às 18h30 na Póvoa de Varzim. Ambos os jogos podem ser acompanhados em direto na andeboltv.
O fecho da Ronda 9 acontece no Dragão Arena, com o FC Porto a receber o Vitória FC pelas 15h00, jogo que pode acompanhar em direto no Porto Canal às 15h00, ou em diferido na andeboltv.
Calendário – Campeonato Placard Andebol 1
Fase Regular – 9ª Jornada
20.10.2023 – 21h30 – Vitória SC x Sporting CP, 20-38 (10-21)
21.10.2023 – 15h00 – Artística de Avanca Bioria x Marítimo Madeira Andebol SAD, Bola TV / andeboltv (diferido às 16h30)
21.10.2023 – 15h00 – SL Benfica x ABC UMinho, andeboltv (diferido)
21.10.2023 – 18h00 – FC Gaia Empril x CF Os Belenenses, andeboltv
21.10.2023 – 18h30 – Póvoa AC Bodegão Grupo CCR x Águas Santas Milaneza, andeboltv
22.10.2023 – 15h00 – FC Porto x Vitória FC, Porto Canal / andeboltv (diferido às 16h30)