EHF European League: SL Benfica já sabe o que é vencer no Grupo A

Encarnados reagiram à derrota na jornada inaugural e triunfaram esta terça-feira na receção aos suecos do IFK Kristianstad, no primeiro jogo europeu no Pavilhão n.º2 da Luz em 2023/2024.

O SL Benfica fez da sua casa fortaleza para derrubar o exército sueco do IFK Kristianstad, em jogo de altos e baixos que terminou com desfecho feliz para a turma encarnada e que resultou na primeira vitória no Grupo A, após a falsa partida em Nantes, na ronda inaugural.

Os níveis de finalização dos homens do SL Benfica não foram os desejados no início da partida em Lisboa e o IFK Kristianstad aproveitou para chegar ao 1-2 e liderar o marcador durante cerca de cinco minutos (2-3), altura em que os Encarnados reagiram com critério: um rápido parcial de 4-0 deu a primeira vantagem de três golos à armada lusa.

Aos 12 minutos aparecia a maior vantagem registada até então, de cinco golos, com os níveis de confiança em crescendo. A partir daqui, os Encarnados melhoraram na finalização e dispararam no marcador sem que o IFK Kristianstad tivesse argumentos para contrariar o crescimento da equipa lusa. Perto dos 20 minutos, o SL Benfca já vencia por uns expressivos 10 golos (18-8), com destaque para o ponta espanhol Miguel Sánchez-Migallón – um dos três melhores marcadores da partida até esta altura e o único com 100% de eficácia (3/3).

Com 10 minutos para se jogar na primeira parte, o jogo perdeu alguma intensidade e os suecos voltaram à carga para assinar um parcial de 0-5 (18-13) e para voltar a colocar a equipa do SL Benfica em alerta. Jota Gonzalez pediu time-out à entrada para os últimos cinco minutos. Após a paragem, o cenário ficou ainda mais complicado, com o IFK Kristianstad a concretizar mais três golos sem resposta e a diferença, que não há muito tempo era confortável, estava agora por um fio (18-16).

Mas uma reta final de primeira parte mais concentrada por parte do SL Benfica, fez com que ao intervalo a margem fosse de três golos.

Intervalo: 20-17

A formação sueca entrou na segunda parte novamente a reduzir para dois golos (20-18) e, apesar do conjunto encarnado resistir durante alguns minutos, a muralha foi derrubada e o empate acabou mesmo por aparecer (22-22), como não se via desde o 3-3 e com o SL Benfica já sem poder contar com o excluído Paulo Moreno.

Era preciso saber sofrer e manter o discernimento para que a vitória pudesse ser uma realidade e foi isso que aconteceu. O SL Benfica reorganizou-se, voltou à carga com total concentração e aos 46 minutos já tinha recuperado cinco golos da uma vantagem que outrora havia sido de dez (29-24). O guardião das Águias, Mike Jensen, assumiu um papel determinante na recuperação.

O crescimento do SL Benfica deixou os suecos sem armas para voltar a responder e o melhor que o IFK Kristianstad conseguiu foi mesmo reduzir para três golos, margem que acabaria por fixar o resultado final de um triunfo difícil mas importante na caminhada dos Encarnados no Grupo A.

Resultado Final: 36-33
Top Player: Mike Jensen – 19 defesas (38% de eficácia)

O próximo compromisso europeu do SL Benfica será no próximo dia 14 de novembro, às 19h45, frente aos alemães do Rhein-Neckar Löwen, novamente em casa.

EHF European League – Grupo A
1ª Jornada
17.10.2023 – 19h45 – HBC Nantes x SL Benfica, 37-28 (19-15)
2ª Jornada
24.10.2023 – 18h45 – SL Benfica x IFK Kristianstad, 36-33 (20-17)
3ª Jornada
14.11.2023 – 19h45 – SL Benfica x Rhein-Neckar Löwen, BTV

Patrocinadores Institucionais