Kempa Trophy 2023: Portugal termina participação na segunda posição

Comandados de Paulo Pereira venceram, este sábado, a Tunísia e fecharam a sua participação no segundo lugar do Torneio que tem em vista a participação no EHF Euro 2024, em janeiro, do próximo ano.

7 Inicial: Diogo Rêma Marques, Leonel Fernandes, Salvador Salvador, Luís Frade, Miguel Martins, Francisco Costa e Jenilson Monteiro

O Faouzi Sahli Hall, em Hammamet, recebeu esta tarde o último embate da edição inaugural do Kempa Trophy 2023, num momento em que o vencedor da prova ainda estava em disputa – entre Áustria e Tunísia [a primeira com um goal average de +12 e a segunda +9 com um jogo por jogar]. Em caso de vitória, Portugal poderia conquistar o segundo lugar da prova, mas quem entrou a marcar foi a Tunísia e, apesar da resposta imediata da formação de Paulo Pereira, os magrebinos tomaram a dianteira até que Salvador Salvador deu a liderança à passagem dos 5 minutos. Com o mesmo tempo volvido, Francisco Costa deu três golos de vantagem (3-6), levando a um pedido de time-out por Patrick Cazal, o que acabou por resultar em golo dos tunisinos mas Portugal não abrandou e manteve a toada, ampliando a vantagem para quatro. De seguida, foi a vez de Paulo Pereira parar o encontro, a meio do primeiro tempo, e os lusos responderam da melhor forma mas os tunisinos conseguiram reduzir e o encontro seguiu em ritmo acelerado, com golo cá e lá. A equipa das Quinas chegou aos seis golos de vantagem, por Pedro Portela, à passagem dos 20 minutos e, imediatamente, o técnico francês que comanda os destinos magrebinos levou o cartão verde à mesa mas quem se chegou à frente foi Pedro Oliveira com um roubo de bola – e mais um golo para Portugal. Até ao final da primeira metade, a Tunísia tentou reduzir mas sem sucesso, acabando por recolher aos balneários em desvantagem, e com os lusos no comando com uma diferença dilatada.

Intervalo: 11-21

Na entrada para a segunda metade, a Tunísia mostrou sinais de retoma durante os primeiros 10 minutos, mas Portugal voltou a sair por cima e a colocar a vantagem em 10 golos (19-29). Instantes mais tarde, os tunisinos tinham voltado a reduzir, beneficiando de algum desacerto ofensivo português, o que levou a que Paulo Pereira parasse o encontro. Apesar da paragem técnica, quem respondeu da melhor forma foi a formação de Patrick Cazal, que encurtou a distância para quatro golos (25-29). Os lusos continuaram a apresentar dificuldades no acerto ofensivo e a Tunísia voltou a reduzir para três golos (27-30), levando o técnico português a colocar o seu último time-out na mesa quando restavam apenas cinco minutos para jogar. Sadri Mehdi mostrou-se cada vez mais intransponível na baliza tunisina até que Leonel Fernandes quebrou a maldição e, com sucesso, fez o golo 32, mas os magrebinos ainda reduziram para a margem mínima. Com menos de um minuto no marcador, Francisco Costa converteu um livre de 7 metros que acabou por dar a vitória à equipa portuguesa.

Resultado Final: 32-33
Top Scorer:
Francisco Costa – 10 golos

Paulo Pereira, Selecionador Nacional, mostrou-se satisfeito pelo trabalho realizado nestes três jogos: “Objetivo cumprido, o que significa que primeiro, conseguimos dar oportunidade a outros atletas de virem aqui a um estágio deste tipo e conseguimos distribuir tempo de jogo por toda a gente de forma mais ou menos igualitária e introduzir alguns detalhes em termos de modelo de jogo. E, depois, hoje enfrentámos uma Tunísia, que tinha em mente a vitória porque estão a preparar a CAN – que apura para os Jogos Olímpicos – nós tínhamos outro tipo de objetivos e conseguimos priorizar outras coisas.”

Melhor Guarda-Redes: Nikola Portner (SUI)
Melhor Marcador: Sebastian Frimmel (AUT)
MVP: Lukas Hutecek (AUT)

Recorde-se que Portugal vai disputar o Grupo F do EHF Euro 2024, juntamente com Dinamarca, Chéquia e Grécia, num evento que vai decorrer na Alemanha, de 10 a 28 de janeiro do próximo ano. Pode consultar e descarregar o calendário completo dos jogos AQUI.

Arbitragem

Também em Hammamet se encontram os árbitros portugueses André Nunes e Rúben Maia, que dirigiram o encontro entre Tunísia e Suíça, e Áustria e Tunísia, nesta dupla participação lusa.

Poderá consultar o Boletim de Jogo ao clicar no encontro pretendido.

Kempa Trophy 2023
Calendário:
02.11.2024 – 14h30 – Portugal x Áustria, 27-34 (17-18)
02.11.2024 – 17h00 – Tunísia x Suíça, 31-22 (17-10)
03.11.2024 – 14h30 – Suíça x Portugal, 26-29 (17-15)
03.11.2024 – 17h00 – Áustria x Tunísia, 31-31 (18-16)
04.11.2024 – 13h30 – Áustria x Suíça, 32-27 (15-14)
04.11.2024 – 16h00 – Tunísia x Portugal, 32-33 (11-21)

Classificação:
1º lugar – Áustria
2º lugar – Portugal
3º lugar – Tunísia
4º lugar – Suíça

Patrocinadores Institucionais