Pelo terceiro ano consecutivo, o mês de junho vai ficar marcado por uma verdadeira simbiose entre o desporto e o nosso património cultural, de Norte a Sul do país, na forma do evento “Andebol & Cultura”, promovido pela Federação de Andebol de Portugal com a preciosa colaboração das Associações Regionais. Direcionado aos mais novos, o evento tem como objetivo levar o Andebol para as ruas, praças e jardins do nosso país, junto a monumentos ou outros espaços culturais relevantes, dando a conhecer a nossa modalidade junto da população e, simultaneamente, atrair mais praticantes. A primeira edição do “Andebol & Cultura” aconteceu em 2019 e, após uma interrupção devido à pandemia, retomou em 2022 para a maior edição até agora registada, tendo contado com um aumento substancial de Cidades, Associações Regionais, Clubes e participantes associados à iniciativa.
À semelhança do que aconteceu em edições anteriores, espera-se que o feriado de 10 de junho, dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, seja o mais preenchido com atividades relacionadas com o “Andebol & Cultura”, como aconteceu, por exemplo, em 2022, em que o evento envolveu em simultâneo mais de 1000 crianças e jovens, em sete cidades de Norte a Sul de Portugal, num só dia.
Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal, vê neste projeto a união perfeita entre a prática da atividade física e o conhecimento: “Um dos desafios do desportos de pavilhão é conseguir ir para o espaço público, para o exterior, para a rua. Nós, que em Portugal temos excelentes condições, se a isso aliarmos os nossos monumentos e a nossa cultura, estamos certamente a contribuir para um país melhor. O ‘Andebol & Cultura’ é a expressão de que o desporto é muito mais do que atividade física. É desporto mas também é cultura, é conhecimento, é saber. Também temos esta responsabilidade. As crianças e os jovens são melhores desportistas se conheceram melhor o seu país. Este projeto visa isso mesmo. O desporto e o Andebol é também Cultura. Quero agradecer a todos as Associações e Clubes que contribuem para este momento do Andebol”.
A organização do evento está a cargo das Associações Regionais de Andebol de cada distrito, pelo que os interessados deverão contactar a respetiva Associação de Andebol para obter mais informações.
Posteriormente, serão divulgadas mais informações relevante acerca do “Andebol & Cultura” 2024, para além do programa oficial.