É histórico! O Nazaré Dom Fuas AC alcança o Campeonato Placard Andebol 1 pela primeira vez e consigo leva o título de Campeão Nacional da Divisão de Honra Masculina. A formação nazarena, chegada à II Divisão em 2021/2022, alcançou, dois anos depois, a tão desejada subida. De recordar que na época passada, os comandados de Paulo Félix terminaram o Campeonato Nacional da II Divisão na segunda posição, mas falharam o acesso ao principal escalão na Liguilha frente a Artística de Avanca Bioria e Académico de Viseu FC. O ano 2024 é histórico, para o Nazaré Dom Fuas AC, com a sua chegada ao Campeonato Placard Andebol 1.
Quem também apanhou o comboio da subida foi o Sporting da Horta. Os açorianos regressam ao Campeonato Placard Andebol 1, dois anos depois. A formação orientada por Pedro Silva terminou a 1ª Fase na quarta posição, atrás de CD São Bernardo Civilria, Nazaré Dom Fuas AC e GC Santo Tirso Retrotarget, tendo consentido nove derrotas nesta fase do Campeonato. Apesar da entrada com a mão esquerda na Fase Final – derrota com o CD Xico Andebol – o Sporting da Horta soube-se reinventar e, depois de vencer o novo Campeão Nacional a 20 de abril, os triunfos passaram a ser rotina para os homens de Pedro Silva: sete vitórias em nove jogos que valeram o regresso ao principal escalão.
Foi esta tarde que o Nazaré Dom Fuas AC foi coroado como Campeão Nacional da Divisão de Honra, o primeiro da história da nova divisão. Os nazarenos terminaram a 1ª Fase na segunda posição, atrás de CD São Bernardo Civilria, com 14 vitórias, um empate e cinco derrotas. Já na Fase Final, houve pouco espaço para deslizes, numa competição que se revelou emocionante em toda a linha. Foram sete vitórias, dois empates e duas derrotas que pintaram a Fase Final do Nazaré Dom Fuas AC.
A formação da Nazaré assegurou a subida ao Campeonato Placard Andebol 1 após o empate a 29 em Guimarães, frente ao CD Xico Andebol. O título de Campeão Nacional da Divisão de Honra foi conquistado em Santo Tirso depois da vitória por 23-28, e foi esta tarde, em casa diante dos seus adeptos, que o Nazaré Dom Fuas AC foi coroado como Campeão Nacional apesar da derrota frente ao CD São Bernardo Civilria por 29-30.
Estiveram presentes na entrega da Taça e Medalhas de Campeão Nacional, Pedro Sequeira, Diretor da Formação da Federação de Andebol de Portugal, Manuel Sequeira, Presidente da Câmara Municipal da Nazaré e Patrícia Dinis, Presidente da Associação de Andebol de Leiria.
Divisão de Honra
Fase Final – 10.ª jornada
10.06.2024 – 17h00 – Nazaré Dom Fuas AC x CD São Bernardo Civilria, 29-30 (19-15)