M18 EHF Euro 2024: Portugal segue para o Intermediate Round

Seleção Nacional sub-18 Masculina falha Main Round após derrota com a Espanha; Lusos falham top-8 e traçam novos objetivos.

Portugal chegou ao último desafio do Grupo E em igualdade pontual com Espanha e uma vitória garantia o acesso direto à próxima fase, no entanto, a hipótese de ser o melhor segundo classificado dos grupos D a F, com quatro pontos, poderia valer uma vaga no Main Round do M18 EHF Euro 2024, mas devido à diferença de golos (+3 vs -4) quem arrecadou esse título foi a Hungria.

7 inicial: Bernardo Sousa, João Magalhães, João Bandeira Lourenço, Tiago Sousa, Rafael Vasconcelos, José Nunes e Gonçalo Gomes.

Os espanhóis entraram melhor no último jogo do Grupo E (2-0) mas Rafael Vasconcelos e Tiago Sousa precisaram de pouco tempo para reverter as contas e colocar Portugal pela primeira vez no comando do marcador (2-3). Apesar da reação Lusa, um período de inferioridade numérica conjugado com uma maior pressão da defensiva espanhola, refletiu-se num parcial de 4-0 a favor de Espanha.

Com o cronómetro a marcar a passagem do minuto 10′, Nuno Santos parou o encontro para tentar desenhar os caminhos para a baliza adversária. João Bandeira Lourenço converteu o ataque conseguinte em golo e reduziu a desvantagem (8-5), mas a seleção vizinha seguiu superior.

Alguns erros no ataque Luso, deram aos espanhóis a oportunidade de fugir até aos seis golos (16-10). O técnico espanhol usou o seu primeiro time-out e Portugal aproveitou para fazer algumas alterações – apostou no 7×6 ofensivo e numa defesa mais profunda – mas acabou por ver a Espanha alcançar nove golos à maior (20-11). Os Lusos voltaram a reagir, mas o máximo que conseguiram foi reduzir para sete (20-13) e acabaram por sair para o descanso com a desvantagem em nove golos.

Intervalo: 22-13

À entrada para o segundo tempo, com o resultado entre Suécia e Hungria fixado em 19-13, Portugal encontrava-se fora do Main Round. Mas, ainda com trinta minutos por jogar, a Seleção Nacional sub-18 não virou a cara à luta e entrou determinada em reverter as contas nos segundos trinta minutos. Defensivamente os portugueses apresentaram melhores índices, sofrendo apenas um golo nos primeiros minutos, mas ofensivamente as dificuldades persistiam e os espanhóis acabaram por dilatar a vantagem até aos 11 golos (26-15) levando a novo tempo técnico português, com pouco mais de 20 minutos por jogar.

Um parcial de 0-2 mostrava sinais de recuperação da formação das Quinas, mas três bolas ao ferro – nos três ataques seguintes – teimavam em dificultar uma maior aproximação Lusa. Depois de nova diferença de dez (27-17), João Bandeira Lourenço quebrou o enguiço e ultrapassou a baliza defendida por Nicolas Giraldez.

Que nunca por vencidos se conheçam. Os comandados de Nuno Santos impuseram um parcial de 0-4, reduziram a desvantagem para seis golos (27-21), voltaram a sonhar com o Main Round e obrigaram o técnico espanhol, Rodrigo Reñones, a parar o encontro à entrada dos quinze minutos finais. Os espanhóis responderam bem ao pedido do seu técnico e devolveram a diferença de dez ao marcador (31-21) em cerca de cinco minutos.

Apesar das investidas, a formação espanhola foi mais forte na reta final e dilatou a vantagem para números mais expressivos (36-23) colocando um ponto final na aspiração portuguesa em alcançar o Main Round. A Seleção Nacional sub-18 Masculina fica assim fora do top-8 europeu e segue para o Intermediate Round.

Resultado Final: 39-26
MVP: Leonardo Anastácio – 5 golos e 2 assistências
Top Scorer: João Bandeira Lourenço – 6 golos (60% eficácia)

Nuno Santos, técnico principal da Seleção Nacional sub-18 Masculina, considera que o goal average conquistado nos jogos com a Roménia e a Áustria dificultaram as contas a Portugal que já sabiam das dificuldades que iam encontrar face à congénere espanhola:

“Nós temos feito vários jogos com a Espanha e a diferença tem sido sempre nestes números… estamos tristes. Sabíamos que o jogo ia ser muito difícil, mas contávamos estar um bocadinho melhor hoje e não conseguimos. Mas acho que o não apuramento para o Main Round se deve sobretudo aos dois primeiros jogos [Roménia e Áustria] e não propriamente a este. O sorteio nesse aspeto também não foi bom para nós, mas a Espanha ganhou inequivocamente, foram melhores que nós em todas as fases de jogo.”

Virar a página e traçar novos objetivos é o próximo passo de Portugal, como afirma o treinador português:

“Agora é conseguir o melhor possível. Neste momento estamos todos tristes. Tínhamos uma expectativa de conseguir entrar no Main Round mas sabíamos que, depois dos nossos primeiros jogos, isso era muito difícil. Agora temos que partir para outra, esta página já passou. Agora é procurar fazer o melhor possível.”

M18 EHF Euro 2024
Calendário (hora portuguesa):
Grupo E
07.08.2024 – 16h00 – Portugal x Roménia, 29-24 (10-7)
08.08.2024 – 18h30 – Áustria x Portugal, 32-36 (13-19)
10.08.2024 – 13h30 – Espanha x Portugal, 39-26 (22-13)
Intermediate Round
12.08.2024 – 11h00 – Portugal x Eslovénia, EHF TV
13.08.2024 – 13h30 – Chéquia x Portugal, EHF TV
15.08.2024 – 11h00 – Portugal x Ilhas Faroé, EHF TV

O M18 EHF Euro 2024 decorre de 7 a 18 de agosto, em Podgorica, e à semelhança do que aconteceu na competição sub-20, também aqui houve a mudança do modelo competitivo devido ao alargamento da competição para 24 equipas. Portugal termina o Grupo E na segunda posição e segue para o Intermediate Round.

Patrocinadores Institucionais