Campeonato Placard Andebol 1: Vitória SC sorri pela primeira vez na época

Após um ciclo derrotas contra os três candidatos ao título, o triunfo inaugural dos vimaranenses surgiu este sábado contra o Póvoa AC Bodegão Grupo CCR; FC Porto e Sporting CP continuam a somar vitórias.

A 5ª Jornada, do Campeonato Placard Andebol 1, começou na sexta-feira, com embate entre FC Porto e o recém promovido Nazaré Dom Fuas AC, num encontro de sentido único, onde os dragões somaram uma confortável vitória. No dia seguinte, foi a vez de Vitória SC e Póvoa AC Bodegão Grupo CCR protagonizarem o Jogo da Semana, que terminou com uma vitória clara da equipa vimaranense e, à mesma hora, o Campeão Nacional Sporting CP triunfava na deslocação ao Pavilhão Acácio Rosa, frente ao CF Os Belenenses. Mais tarde, o SL Benfica venceu na receção ao SC Horta por largos números e no Funchal houve jogo equilibrado entre Marítimo Madeira Andebol SAD e Águas Santas Milaneza, com festa dos insulares. No fecho, o ABC de Braga venceu o Avanca Bioria Bondalti em casa.

Vitória SC – Póvoa AC Bodegão Grupo CCR

Na Unidade Desportivo Vimaranense foi dado o apito inicial e as defesas sobrepuseram-se aos ataques nos primeiros e foram precisos praticamente quatro minutos para que José Silva inaugurasse o marcador. Seguiu-se o empate pela formação de Tiago Cunha e o encontro seguiu em tom de equilíbrio – naquilo que se esperava de duas equipas que ainda não tinham somado pontos esta época.

Rafael Peixoto conseguiu dar dois golos à maior aos vimaranenses (4-2) respondendo às diversas falhas no ataque poveiro e forçou o técnico da equipa visitante a parar o encontro. Quem saiu melhor da paragem foi a equipa da casa, que voltou a marcar um parcial de três golos (7-2) e obrigou Tiago Cunha a colocar outro time-out em menos de cinco minutos.

O Póvoa AC Bodegão Grupo CCR conseguiu mostrar alguma retoma no ataque, encontrando mais soluções, nomeadamente através de Alan Silva, que conseguiu reduzir para 9-5. Seguiram-se momentos de parada e resposta até que os poveiros conseguiram aproximar a 11-7 mas os vimaranenses mantiveram a toada até ao final.

Intervalo: 13-9

Na entrada para a segunda metade, o conjunto de Tiago Cunha começou por marcar mas, novamente, a formação de Nuno Santos chegou-se à frente (16-11) e foi mantendo a diferença a cinco golos à maior. O Póvoa AC Bodegão Grupo CCR conseguiu diminuir para os quatro golos de diferença (19-15) e com bola para reduzir acabou mesmo por concretizar.

Os poveiros seguiram numa tentativa de aproximar o resultado e Nuno Santos levou um cartão verde à mesa para tentar reajustar os processos ofensivos o que acabou por surtir efeito pela mão de Pedro Castro. Com um parcial de dois e o resultado a ser levado para 23-18, Tiago Cunha gastou o seu último time-out.

O Vitória SC com uma excelente combinação entre Tiago Sousa e José Silva conseguiu subir a parada para 7 golos (26-19) e manteve a toada até ao final, num encontro em que o destaque foi para o guarda-redes Emanuel Ribeiro, que ajudou a sua equipa a somar os primeiros pontos da época.

Resultado Final: 28-20

No final do dia, na Luz, o SL Benfica recebeu o SC Horta para uma vitória contundente mas a jornada só ficou fechada após o embate entre Marítimo Madeira Andebol SAD e Águas Santas Milaneza, no Funchal. Este encontro foi pautado pelo equilíbrio durante grande parte do tempo mas, na reta final, os comandados de Paulo Fidalgo conseguiram conquistar uma diferença interessante e venceram o jogo. Em Braga, a equipa da casa conquistou uma vitória frente ao Avanca Bioria Bondalti, num encontro com duas partes distintas.

Campeonato Placard Andebol 1
Fase Regular – 5ª Jornada
27.09.2024 – 21h00 – FC Porto x Nazaré Dom Fuas AC, 42-22 (25-10)
28.09.2024 – 15h00 – Vitória SC x Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, (13-9)
28.09.2024 – 15h00 – CF Os Belenenses x Sporting CP, 26-39 (15-21)
28.09.2024 – 17h00 – Marítimo Madeira Andebol SAD x Águas Santas Milaneza, 31-26 (16-15)
28.09.2024 – 17h00 – SL Benfica x SC Horta, 45-22 (22-10)
28.09.2024 – 17h30 – ABC de Braga x Avanca Bioria Bondalti, 33-27 (14-14)

Patrocinadores Institucionais