Comandados de Paulo Pereira fizeram na noite de quinta-feira a sua estreia em jogos de preparação, frente à formação da Chéquia e acabaram por somar uma vitória apesar do equilíbrio sentido durante toda a partida. António Areia teve motivos duplos para sorrir, não só completou a sua centésima internacionalização com foi o melhor marcador por Portugal com 7 golos e… 100% de eficácia.
Segue-se novo embate, esta sexta-feira, diante da França, pelas 20h10, e com transmissão na handballtv.
7 Inicial: Diogo Rêma Marques, Leonel Fernandes, Martim Costa, Rui Silva, Francisco Costa, Pedro Portela e Luís Frade
Os Heróis do Mar entraram em campo a todo o gás e após o golo inaugural de Francisco Costa, seguiram-se mais três, o que obrigou Xavier Sabaté a parar bem cedo a partida. Na retoma a Chéquia conseguiu responder e reduzir para a margem mínima (4-3) mas Luís Frade voltou a afastar os lusos (5-3).
Seguiram-se vários erros para cada lado mas a Chéquia conseguiu recuperar mas Diogo Rêma Marques negou o golo ao adversário na marca de castigo máximo, na sequência de uma exclusão de Salvador Salvador.
Portugal conseguiu-se manter à tona e ampliou a diferença para três golos (8-5) à passagem dos 19 minutos, no entanto, com apenas dois minutos volvidos, os checos chegaram à margem mínima (10-9) e Paulo Pereira parou o encontro.
Os lusos voltaram a aumentar a vantagem mas, novo momento positivo do adversário voltou a colocar o jogo por um e, na sequência, o empate acabou por surgir a 14 golos. Novo momento da Chéquia deu a vantagem, pela primeira vez, à equipa de Xavier Sabaté (14-15).
Intervalo: 16-15
Na entrada para a segunda metade, houve uma troca na baliza portuguesa – saída de Diogo Rêma Marques e entrada e Gustavo Capdeville – assim como alteração nas pontas e o jogo seguiu com empates sucessivos no marcador.
Aos 42 minutos, a Chéquia alcançou – pela primeira vez – dois golos de vantagem (21-23) mas a determinação portuguesa levou a uma reviravolta (25-24) a pouco mais de 10 minutos para o final do encontro.
Na reta final, a formação checa tudo fez para contrariar os comandados de Paulo Pereira mas sem sucesso, acabando por deixar a vitória do lado português.
Resultado Final: 32-31
Top Player: António Areia – 7 golos (100% de eficácia)
Paulo Pereira, Selecionador Nacional, abordou este encontro com a Chéquia e os pormenores a melhorar pelo conjunto português: “Iniciámos bem o jogo – muito bem mesmo – e posteriormente, a Chéquia foi melhorando, colocando cada vez mais problemas, embora tenham sido os que estávamos um pouco à espera e a vitória acabou por ser importante. Percebemos que há ali algumas questões que temos que melhorar, nomeadamente a transição, que é sempre difícil tendo em conta que nós temos vários formatos defensivos e, por vezes, fica difícil adequar a transição ao formato. É algo que temos que trabalhar e melhorar, com algumas ideias básicas, para que as coisas possam correr melhor.”
Portugal volta a entrar em campo esta sexta-feira, para enfrentar a anfitriã França, pelas 20h10, e com transmissão na handballtv.
Tournoi de France
Calendário:
09.01.2025 – 19h00 – Portugal x Chéquia, 32-31 (16-15)
10.01.2025 – 20h10 – França x Portugal, handballtv
O IHF Men’s World Championship 2025 terá lugar entre 14 de janeiro a 2 de fevereiro, na Croácia, Dinamarca, Noruega e os bilhetes estão disponíveis AQUI. Portugal vai defrontar Estados Unidos da América, Brasil e Noruega no Grupo E, em Oslo.