Campeonato Placard Andebol 1: Sorte ditada para os 12 clubes participantes

Emblemática Sala de Extrações da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa acolheu o sorteio da Fase Regular da maior prova de clubes em Portugal, esta tarde, num momento em que foram ainda premiados o Melhor Marcador Placard, Délcio Pina, e o MVP Placard Martim Costa.

Esta quarta-feira, marca o início da contagem decrescente para o arranque oficial do Campeonato Placard Andebol 1, que acontece a 6 de setembro. O sorteio da Fase Regular decorreu com toda a pompa e circunstância na Sala de Extrações da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, onde se definiu o caminho das equipas participantes.

O evento começou com o discurso do Presidente da Federação de Andebol de Portugal, Miguel Laranjeiro, e seguiu-se a entrega pela mão de André Miranda, Diretor de Marketing e Comunicação da Unidade de Apostas Desportivas – Placard e Totobola, do prémio de Melhor Marcador Placard, a Délcio Pina, autor de 180 golos na edição 2024/2025, e ainda, a entrega do MVP Placard, a Martim Costa, peça-chave da equipa do Sporting CP na conquista de todos os títulos internos na temporada passada.

Em 2025/2026, o Campeonato Placard Andebol 1 será disputado da mesma forma que na época transata, em duas fases por um total de 12 equipas. A primeira fase será discutida num sistema de todos contra todos a duas voltas e tem o seu término a 7 de março. Para a segunda fase, com arranque previsto a 28 de março, as 12 equipas serão repartidas em três grupos para onde transitam com 50% dos pontos conquistados na primeira fase.

O Grupo A, constituído pelos quatro primeiro classificados da primeira fase, irá definir os lugares europeus e o título de Campeão Nacional. O Grupo B, 5º a 8º classificado, vai definir a última vaga europeia. O Grupo C, constituído pelos 9º a 12º classificados da primeira fase, vai definir quem serão as equipas – último e penúltimo posto – a serem despromovidas para a Divisão de Honra 2026/2027. SC Horta e Nazaré Dom Fuas AC despediram-se do Campeonato Placard Andebol 1, em 2024/2025, que, na próxima época contará com a presença de FC Gaia Empril, Campeão Nacional da II Divisão e Arsenal da Devesa.

A nova edição da maior prova de clubes em Portugal vai voltar a contar com a participação de 12 emblemas e arranca com a receção do Avanca Bioria Bondalti ao Arsenal da Devesa, e a deslocação do FC Porto ao reduto do ABC de Braga Lusíadas Saúde. Já o SL Benfica, joga em casa frente ao CF Os Belenenses e o Águas Santas Milaneza recebe o “vizinho” FC Gaia Empril. Em Guimarães, há embate entre o Vitória SC e o Póvoa AC Bodegão Grupo CCR e, finalmente, os insulares do Marítimo Madeira Andebol SAD recebem o detentor do troféu – Sporting CP.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Federação de Andebol de Portugal (@andebolportugal)

A jornada inaugural do Campeonato Placard Andebol 1 2025/2026 está agendada para o dia 6 de setembro.

Patrocinadores Institucionais