EYOF Skopje 2025: Duelo Ibérico vale quinto lugar

Seleção Nacional sub-17 Masculina venceu anfitriã do Festival Olímpico da Juventude e mantém-se na rota do quinto lugar; encontro com Espanha acontecerá este sábado, pelas 09h00 (hora portuguesa) – transmissão em direto na EHFTV.

Portugal voltou a estar em grande destaque no M17 European Youth Olympic Festival, ao conquistar uma vitória frente à anfitriã Macedónia do Norte, esta sexta-feira, o que coloca os lusos na rota do quinto lugar, em duelo ibérico. A Seleção Nacional sub-17 Masculina, que falhou o apuramento para as Meias Finais, luta agora pela melhor posição possível, o 5.º posto.

O embate que vale lugar no top-5, frente a Espanha, terá lugar este sábado, pelas 09h00 (hora portuguesa), e conta com transmissão em direto na EHFTV.

O M17 European Youth Olympic Festival conta com transmissão em direto na EHFTV.

7 inicial: Santiago Póvoas, Martim Fernandes, Miguel Figueiredo, André Sousa, Simão Gonçalves, Alexandre Moreira e Francisco Cardoso

Na Arena Kale, em Skopje, capital da Macedónia do Norte, foram os lusos a começar com bola, mas quem chegou ao golo primeiro foi a formação da casa (0-2). Miguel Figueiredo acabou por abrir as contas para o conjunto português que, rapidamente, chegou à igualdade.

Em inferioridade numérica, Portugal viu a formação dos balcãs chegar, novamente, ao comando mas por pouco tempo, e o volte-face acabou mesmo por acontecer, com a formação orientada por João Varejão a passar para o comando, pela mão de Simão Gonçalves. Pouco mais tarde, Miguel Figueiredo deu uns inéditos quatro golos à maior para Portugal (7-3).

A formação oriunda da Macedónia do Norte foi correndo atrás do prejuízo mas manteve-se a alguma distância do conjunto português, chegando aos dois golos de diferença, por Stefan Gjorgjievski, à passagem dos 12 minutos (11-9). Sensivelmente a meio do primeiro tempo, Portugal detinha ainda três golos de vantagem sobre o adversário (13-10) e foi mantendo o ímpeto até que Petar Nikolovski deixou tudo em igualdade.

Com apoio de peso na bancada, do antigo internacional macedónio – Stojanče Stoilov – os balcânicos conseguiram ter momentum e consumaram a reviravolta perto do apito para o descanso, por Stefan Gjorgjievski.

Intervalo: 20-21

Na entrada para a etapa complementar, as igualdades foram sucessivas até que, com um parcial de quatro golos sem resposta, finalizado por Vasco Conceição, Portugal regressou a uma vantagem de três golos (26-23), forçando o time-out pela equipa da casa.

A Macedónia do Norte tentou recuperar e chegou aos dois golos de diferença por Toma Simonovski, que colocou o marcador em 27-25 e, apesar da exclusão de Martim Fernandes, na entrada para os 10 minutos finais, Portugal manteve a resiliência. Os balcânicos ainda chegaram à margem mínima, através de Luka Jovikj, mas com dois golos de uma assentada Dário Ursu dava ímpeto à formação portuguesa.

O mesmo atleta acabou por sentenciar a partida, distanciando os lusos para dois golos (31-29) e, apesar da pronta resposta dos macedónios, o tempo acabou por esgotar.

Resultado Final: 31-30
Top Player: Dário Ursu – 6 golos (100% eficácia)

João Varejão, técnico que comanda os destinos da formação, analisou este embate frente à anfitriã do Festival Olímpico da Juventude:

“Entrámos bem no jogo do ponto de vista ofensivo, com uma percentagem de concretização muito positiva — 20 golos em 25 remates nos ataques que realizámos. No entanto, facilitámos na recuperação defensiva e acabámos por conceder demasiados golos em transição, incluindo alguns em contra-ataque.

Ao intervalo, abordámos os aspetos defensivos que precisávamos de corrigir e reforçámos a importância de controlar melhor o nosso jogo ofensivo. Na segunda parte, concedemos apenas 2 golos nos primeiros 17 minutos, o que demonstra claramente que os jogadores perceberam o que era necessário fazer. O ambiente no pavilhão, com o público a apoiar ambas as equipas e o jogo sempre muito disputado, foi excelente para o nosso processo de tomada de decisão sob pressão. Os rapazes estão de parabéns pela forma como se superaram.”

O treinador de 48 anos abordou ainda o próximo adversário de Portugal, no fecho desta participação, no European Youth Olympic Festival, que acontece já este sábado:

“Agora seguimos para defrontar a seleção de Espanha — com quem já realizámos dois jogos de preparação — num novo momento importante para continuarmos a evoluir. Um obrigado especial a todos os portugueses que estiveram a apoiar a equipa Portugal, seja no pavilhão ou a partir de casa.”

Com este desfecho, os comandados de João Varejão irão lutar pelo quinto lugar, frente a Espanha, este sábado, às 09h00 portuguesas, em jogo com transmissão em direto na EHFTV.

O M17 European Youth Olympic Festival conta com transmissão em direto na EHFTV.

EYOF Skopje 2025
Calendário (hora portuguesa):
Preliminary Round – Grupo B
21.07.2025 – 10h30 – Portugal x Noruega, 32-25 (19-14)
22.07.2025 – 12h45 – Alemanha x Portugal, 30-20 (14-10)
23.07.2025 – 12h45 – Portugal x Hungria28-35 (14-15)
Cross Matches – 5-8
25.07.2025 – 12h45 – Portugal x Macedónia do Norte, 31-30 (20-21)
Placement Matches – 5-6
26.07.2025 – 09h00 – Espanha x Portugal, EHFTV

O M17 European Youth Olympic Festival tem lugar em Skopje, capital da Macedónia do Norte, de 21 a 26 de julho.

Patrocinadores Institucionais