The World Games 2025: Portugal entre a elite a poucas horas da estreia

Seleções Nacionais de Andebol de Praia já se encontram em Chengdu, na República Popular da China, para uma participação sem precedentes na 12.ª edição do evento que reúne modalidades não incluídas nos Jogos Olímpicos – transmissão em direto em Live World Games.

As principais Seleções Nacionais de Andebol de Praia já chegaram ao Coração do Oriente para uma participação que vai ficar na história da modalidade. Pela primeira vez, os The World Games vão contar com a representação de Portugal nesta vertente da modalidade e o consagrado evento, que vai na 12.ª edição, vai decorrer entre 7 e 12 de agosto, em Chengdu, na República Popular da China. A competição começa já esta quinta-feira, dia 7 de agosto, e alguns jogos de Portugal contarão com transmissão em direto em Live World Games.

Recorde-se que Portugal se qualificou depois de ter alcançado uma histórica medalha de bronze e um 6.º lugar nos 2024 Men’s and Women’s Beach Handball World Championships, que decorreram precisamente no país mais populoso do continente asiático.

Na vertente masculina, haverá um duelo de países irmãos a abrir a competição: Portugal contra o tricampeão do The World Games – entre 2009 e 2017 – e medalha de bronze na última edição, Brasil. A Alemanha, vice-campeã da Europa, será o adversário seguinte, antes do encontro mais exigente do grupo, em teoria, contra a Croácia, bicampeã do Mundo em título e vencedora do último The World Games, a fechar o Grupo A. Os dois primeiros jogos de Portugal na Fase de Grupos vão decorrer no Court 2, enquanto que apenas o último terá como palco o Court Central. No Grupo B, estão Dinamarca, Espanha, China e a estreante Tunísia.

No que toca à vertente feminina, e tal como acontece no quadro masculino, Portugal vai apenas realizar um jogo no Court Central, que será o segundo, contra a organizadora China. O duelo de abertura será frente à Argentina, medalha de bronze na edição passada, e o último jogo da Fase de Grupos será frente à Croácia. O Grupo A é composto por Alemanha, Vietname, Espanha e Dinamarca.

Nas duas vertentes o modelo competitivo é o mesmo: após a conclusão da Fase de Grupos todas as equipas avançam para os Quartos de Final, já a saber que os melhores classificados jogarão com o último colocado do outro grupo e os segundos com os terceiros. Os vencedores avançam para as Meias Finais, enquanto que os restantes vão jogar os Cross Matches 5-8. Na terça-feira jogam-se as decisões, desde o jogo pelo 7.º lugar, ao duelo pelo top-5 e, claro, o jogo do bronze e a grande Final.

Em antevisão à participação histórica e sem precedentes de Portugal nesta competição, quando faltam poucas horas para a estreia, os dois Selecionadores Nacionais falam em ambição e responsabilidade.

Pedro Serrano, líder da turma masculina, não tem dúvidas de que o objetivo é continuar a fazer história e aponta a um objetivo ambicioso: “A viagem até aqui foi desafiadora, mas agora estamos focados na recuperação ativa, combinando treinos com descanso para garantir que entremos na competição com a máxima força. Os The World Games representam o auge da competição, resultado de uma jornada rigorosa de apuramentos que nos trouxe até aqui. A expectativa é alta, mas estamos determinados a deixar a nossa marca e fazer com que se lembrem de nós pelos melhores motivos. O nosso objetivo é claro: queremos uma medalha, e vamos lutar com todas as nossas forças para alcançá-la. Estamos preparados para dar tudo de nós e fazer com que este momento seja inesquecível. Obrigado a todos pelo apoio e vamos em frente!”

Já Agustín Collado Rodríguez, comandante da equipa feminina, revela como tem sido a rotina do grupo desde a chegada a território chinês e que todos estão ansiosos por experienciar algo desta magnitude: “Hoje iniciamos um novo desafio numa competição em que participamos pela primeira vez. Após a viagem e a chegada às 05h00 locais, o nosso primeiro objetivo é adaptarmo-nos física e mentalmente à mudança de horário e à elevada humidade atual. Aproveitámos o dia de ontem para fazer mobilidade e alongamentos de manhã e treino à tarde, para que os atletas possam tentar adaptar o sono aos seus horários habituais aqui. Hoje continuamos esta preparação com dois treinos. Estamos ansiosos e entusiasmados por vivenciar uma experiência única. Iniciaremos a competição contra a Argentina, atual vice-campeã do Mundo, onde o nosso principal objetivo é começar bem. Depois, teremos uma seleção da China em constante evolução como anfitriã e, por fim, a Croácia, que nos ajudará a definir o nosso confronto nos Quartos de Final.”

Conheça ao detalhe os adversários de Portugal nas duas vertentes AQUI.

The World Games 2025 (Women)
Calendário (hora portuguesa):
Ronda Preliminar – Grupo B

07.08.2025 – 03h00 – Argentina x Portugal
08.08.2025 – 10h10 – Portugal x China, Live World Games
09.08.2025 – 08h30 – Portugal x Croácia

The World Games 2025 (Men)
Calendário (hora portuguesa):
Ronda Preliminar – Grupo 
A
07.08.2025 – 03h50 – Portugal x Brasil
08.08.2025 – 11h00 – Alemanha x Portugal
09.08.2025 – 09h20 – Croácia x Portugal, Live World Games

Os The World Games são um evento multidesportivo internacional que reúne modalidades não incluídas – ou com presença limitada – nos Jogos Olímpicos, sob a égide da International World Games Association (IWGA) e com o apoio do Comité Olímpico Internacional (COI). Desde a edição inaugural, em 1981, que o objetivo passa por promover desportos emergentes e criar uma plataforma internacional para atletas de elite fora do programa olímpico principal. Em 2025, o evento contará com 35 desportos (e 60 disciplinas), tais como karaté, squash, floorball ou corfebol, para além do Andebol de Praia, que é desde 2013 reconhecida como uma das modalidades principais.

A 12.ª edição dos The World Games, decorre em Chengdu, na República Popular da China, de 7 a 17 de agosto de 2025.

Patrocinadores Institucionais