O sonho de alcançar pela primeira vez na história a Fase de Grupos da EHF European League está mais longe de acontecer para o Marítimo Madeira Andebol SAD, depois de um desaire – por 13 golos de diferença (38-25) – sofrido, este sábado, na Djurslands Bank Arena, casa do SAH Aarhus, situada na segunda maior cidade da Dinamarca.
A turma de Paulo Fidalgo vai agora disputar a segunda mão da Ronda de Qualificação no próximo dia 7 de setembro, às 19h00, no Funchal, quatro dias depois de se estrear no Campeonato Placard Andebol 1, na receção ao Sporting CP.

O SAH Aarhus entrou no jogo mais objetivo e cedo chegou a uma vantagem de dois golos (3-1), com Kristjánsson Kristján e Fredrik Olsson – duas das principais figuras da equipa nórdica – a mostrarem serviço. Seguiu-se um curto período de eficácia nula de parte a parte, até que o brasileiro Luciano Costa, lateral que chegou esta temporada ao Funchal por empréstimo dos franceses do USAM Nîmes e que já representou o SL Benfica, assinou o golo do empate (3-3).
No entanto, aos 11’, o SAH Aarhus disparou até novos patamares, chegando aos quatro golos de vantagem (8-4), numa altura em que o Marítimo Madeira Andebol SAD tinha apenas 22% de eficácia de ataque. O cenário complicou-se para a turma portuguesa quando apareceu o 10-4, em cima da metade da primeira parte, o que motivou um pedido de time-out por parte de Paulo Fidalgo.
Após a paragem surgiu o 11-4, com o Marítimo Madeira Andebol SAD sem conseguir marcar há mais de sete minutos. Délcio Pina quebrou o período de seca pouco depois (11-5). A partir daqui o jogo estabilizou e o equilíbrio instaurou-se, com o conjunto insular a aumentar consideravelmente a eficácia de remate, conseguindo depois reduzir para cinco golos (14-9). Os dinamarqueses reagiram e voltaram à diferença máxima – sete – (16-9), perto dos 25’.
Com três minutos para se jogar até ao descanso e a vencer por 19-12, o SAH Aarhus dispôs de um time-out que se revelou precioso para que a equipa conseguisse aumentar a margem para uns inéditos 10 golos, que prevaleceu ao intervalo. Jeppe Cieslak e Kristjánsson Kristján eram os melhores marcadores do jogo após 30 minutos, ambos com cinco golos marcados.
Intervalo: 22-12
A precisar de mudar drasticamente o rumo do jogo para poder continuar a sonhar alto, o Marítimo Madeira Andebol SAD entrou na segunda parte da pior forma possível. Dois remates perdidos abriram a porta a dois golos dos nórdicos, que chegaram aos 12 golos de vantagem (24-12), em dois minutos.
Pouco depois, o equilíbrio voltou a aparecer com os portugueses a entrarem no jogo e a reduzirem para a margem registada ao intervalo (28-18), aos 43 minutos. O dinamarquês Jóhan á Plógv Hansen era destaque no SAH Aarhus na segunda parte, com cinco golos e eficácia máxima, nesta altura. Do lado insular, Délcio Pina já levava sete golos.
Em cima dos 45’ o SAH Aarhus festejou nova vantagem inédita, desta vez de 13 golos (32-19), dando um passo importante na eliminatória. A primeira exclusão para os nórdicos apareceu apenas aos 48’, já depois do Marítimo Madeira Andebol SAD ter tido três, duas das quais na segunda parte.
Para complicar ainda mais a missão da turma de Paulo Fidalgo, o SAH Aarhus desbloqueou o patamar dos 14 golos à maior (36-22), pela mão do jovem Alexander Jensen, perto dos últimos cinco minutos da partida. Até ao fim, e com um parcial de 1-3, o conjunto madeirense ganhou um pouco mais de moral (37-24), mas mas contas estavam feitas e o SAH Aarhus festejou uma vitória contundente que aproxima a equipa da Fase de Grupos da EHF European League.
Resultado Final: 38-25
Top Player: Jeppe Cieslak – 6 golos (100% de eficácia) e 1 assistência
Este sábado é dia do ABC de Braga se estrear na Ronda de Qualificação da segunda competição da hierarquia europeia, com uma visita ao terreno dos espanhóis do IRUDEK Bidasoa Irun, a partir das 17h30 (hora portuguesa).
EHF European League Men – 2025/2026
Ronda de Qualificação – 1.ª Mão
30.08.2025 – 14h00 – SAH Aarhus x Marítimo Madeira Andebol SAD, 38-25 (22-12)
30.08.2025 – 17h30 – IRUDEK Bidasoa Irun x ABC de Braga Lusíadas Saúde
Ronda de Qualificação – 2.ª Mão
06.09.2025 – 17h00 – ABC de Braga Lusíadas Saúde x IRUDEK Bidasoa Irun
07.09.2025 – 19h00 – Marítimo Madeira Andebol SAD x SAH Aarhus