A formação de Luís Monteiro entrou na EHF European League com uma derrota, mas por uma margem bastante reduzida, que deixa tudo em aberto para a segunda mão, na Luz, no próximo dia 4 de outubro, às 16h30. Apesar de alguma dificuldade inicial, o SL Benfica conseguiu combater da melhor forma o adversário, empatando a poucos instantes do final, mas um golo de Nina Dano acabou por sentenciar a partida.
7 Inicial: Matilde Rosa, Carolina Monteiro, Mihaela Minciuna, Constança Sequeira, Alexandra Shunu, Maria Eduarda Santos e Nádia Rodrigues
Foi um começo de jogo atribulado, na Suécia, já que após uma igualdade a um golo, o encontro esteve parado durante largos minutos. Após a retoma, houve direito a mais um empate, mas as nórdicas acabaram por escapar na liderança do marcador, ao beneficiarem de diversas falhas do emblema português.
O IK Sävehof acabou por chegar aos quatro golos de vantagem, colocando o placar a 8-4, e forçando uma paragem no tempo de jogo por Luís Monteiro. O SL Benfica saiu da melhor forma da paragem, com um parcial de 1-4, tendo como protagonista Constança Sequeira, e encostou à margem mínima.
O técnico sueco decidiu parar o jogo para travar o ímpeto encarnado e, após dois golos para cada lado, seguiram-se largos minutos de falhas técnicas para cada lado e, apesar dos dois golos de vantagem das suecas, a central portuguesa voltou a reduzir e o IK Sävehof recolheu aos balneários apenas com um golo à maior.
Intervalo: 13-12
Na entrada para a etapa complementar, apesar do empate madrugador, as suecas voltaram a escapar no marcador, mas apenas para dois golos, com Stella Huselius a colocar o marcador a 16-14. Mas, de seguida, novo empate por Nádia Rodrigues e, apesar disto, as nórdicas regressaram aos dois e foram-se mantendo com uma curta distância (23-21).
Elin Þorkelsdottir deu três golos de vantagem ao adversário, o que já não acontecia desde bem cedo na primeira parte, ao fazer o golo 24 e, na entrada dos últimos 10 minutos, esta diferença mantinha-se no marcador (27-24), forçando a novo time-out português. Paulatinamente, o SL Benfica foi reduzindo a distância, acabando mesmo por empatar por Patrícia Rodrigues, a 28 golos.
Mas, ao cair do pano, Nina Dano deu a vitória ao IK Sävehof, pela margem mínima.
Resultado Final: 29-28
Top Player: Constança Sequeira – 11 golos
A segunda mão, frente ao IK Sävehof, acontecerá no próximo dia 4 de outubro, às 16h30, e conta com transmissão na BTV.
EHF European League Women – 2025/2026
Ronda 2 de Qualificação
1.ª Mão
28.09.2025 – 13h30 – IK Sävehof x SL Benfica, 29-28 (13-12)
2.ª Mão
04.10.2025 – 16h30 – SL Benfica x IK Sävehof, BTV