EHF European League: Margem mínima deixa tudo em aberto para Encarnadas

SL Benfica perdeu pela diferença mínima na deslocação ao IK Sävehof, da Suécia, na primeira mão da Ronda 2, de qualificação, este domingo, por 29-28.

A formação de Luís Monteiro entrou na EHF European League com uma derrota, mas por uma margem bastante reduzida, que deixa tudo em aberto para a segunda mão, na Luz, no próximo dia 4 de outubro, às 16h30. Apesar de alguma dificuldade inicial, o SL Benfica conseguiu combater da melhor forma o adversário, empatando a poucos instantes do final, mas um golo de Nina Dano acabou por sentenciar a partida.

7 Inicial: Matilde Rosa, Carolina Monteiro, Mihaela Minciuna, Constança Sequeira, Alexandra Shunu, Maria Eduarda Santos e Nádia Rodrigues

Foi um começo de jogo atribulado, na Suécia, já que após uma igualdade a um golo, o encontro esteve parado durante largos minutos. Após a retoma, houve direito a mais um empate, mas as nórdicas acabaram por escapar na liderança do marcador, ao beneficiarem de diversas falhas do emblema português.

O IK Sävehof acabou por chegar aos quatro golos de vantagem, colocando o placar a 8-4, e forçando uma paragem no tempo de jogo por Luís Monteiro. O SL Benfica saiu da melhor forma da paragem, com um parcial de 1-4, tendo como protagonista Constança Sequeira, e encostou à margem mínima.

O técnico sueco decidiu parar o jogo para travar o ímpeto encarnado e, após dois golos para cada lado, seguiram-se largos minutos de falhas técnicas para cada lado e, apesar dos dois golos de vantagem das suecas, a central portuguesa voltou a reduzir e o IK Sävehof recolheu aos balneários apenas com um golo à maior.

Intervalo: 13-12

Na entrada para a etapa complementar, apesar do empate madrugador, as suecas voltaram a escapar no marcador, mas apenas para dois golos, com Stella Huselius a colocar o marcador a 16-14. Mas, de seguida, novo empate por Nádia Rodrigues e, apesar disto, as nórdicas regressaram aos dois e foram-se mantendo com uma curta distância (23-21).

Elin Þorkelsdottir deu três golos de vantagem ao adversário, o que já não acontecia desde bem cedo na primeira parte, ao fazer o golo 24 e, na entrada dos últimos 10 minutos, esta diferença mantinha-se no marcador (27-24), forçando a novo time-out português. Paulatinamente, o SL Benfica foi reduzindo a distância, acabando mesmo por empatar por Patrícia Rodrigues, a 28 golos.

Mas, ao cair do pano, Nina Dano deu a vitória ao IK Sävehof, pela margem mínima.

Resultado Final: 29-28
Top Player: Constança Sequeira – 11 golos

A segunda mão, frente ao IK Sävehof, acontecerá no próximo dia 4 de outubro, às 16h30, e conta com transmissão na BTV.

EHF European League Women – 2025/2026
Ronda 2 de Qualificação
1.ª Mão
28.09.2025 – 13h30 – IK Sävehof x SL Benfica, 29-28 (13-12)
2.ª Mão
04.10.2025 – 16h30 – SL Benfica x IK Sävehof, BTV

Patrocinadores Institucionais