O conjunto encarnado regressa à EHF European League – troféu que já se encontra no Museu Cosme Damião, numa conquista que remonta ao ano de 2022 – e está inserido no Grupo E, onde também está presente o MT Melsungen, de Alexandre Cavalcanti, antigo jogador do emblema encarnado e inicia a sua caminhada contra o conjunto alemão, esta terça-feira, fora de portas. Na época transata, o SL Benfica foi afastado no Play-Off de acesso aos Quartos de Final, pelo conjunto dinamarquês do GOG, por apenas um golo. Já a formação alemã chegou mesmo à Final Four da competição, mas terminou no 4.º lugar, vencendo apenas o prémio de melhor marcador, com Ian Barrufet em destaque, com 90 golos marcados em toda a prova.
O Andebol alemão mantém o protagonismo na EHF European League e, na presente edição, o MT Melsungen volta a ser uma das quatro equipas germânicas presentes na prova, a par do bicampeão SG Flensburg-Handewitt, do THW Kiel e do RECKEN – TSV Hannover-Burgdorf. Em cinco edições, o único vencedor que não compete na Bundesliga foi o SL Benfica, em 2021/2022. O emblema germânico adicionou na época passada mais uma presença nas Fases de Grupos das competições europeias, subindo para quatro (2014/2015, 2016/2017, 2019/2020 e 2024/2025), com a adição da primeira Final Four ao leque.
Já em Portugal, as duas equipas que disputaram a Qualificação – Marítimo Madeira Andebol SAD e ABC de Braga Lusíadas Saúde – falharam os respetivos apuramentos pelo que, a representar as cores nacionais, apenas se encontram SL Benfica e FC Porto.
Os dois emblemas – MT Melsungen e SL Benfica – já se defrontaram por quatro ocasiões com duas vitórias para cada lado, sendo que nunca uma das equipas venceu o adversário fora de portas, este será o tira-teimas do empate técnico.
Os dois clubes que se estreiam esta terça-feira, tiveram entrada direta na Fase de Grupos da EHF European League e contam com a companhia do FTC-Green Collect, da Hungria e do HF Karlskrona, da Suécia, no Grupo E. Relembramos que os dois primeiros classificados da Fase de Grupos, têm entrada na fase seguinte da prova – o Main Round.
Jota González, treinador do SL Benfica, prevê um desafio muito difícil frente àquele que considera o adversário mais forte do Grupo E: “Uma partida complicadíssima (…) É o rival mais complicado dentro do nosso grupo. Destacam-se pela defesa, com gente muito grande e muito forte, e no ataque têm jogadores com muito poderio, tanto no um contra um como no remate exterior (…) [O MT Melsungen é] uma das melhores equipas da Alemanha e do mundo.”
O técnico conclui afirmando que as águias vão “tentar competir e dar tudo” para alcançar o triunfo.
O duelo de estreia entre MT Melsungen e SL Benfica está agendado para as 17h45 desta terça-feira, no Rothenbach Halle, e contará com transmissão em direto na BTV. No mesmo dia, a partir das 19h45 (hora portuguesa), o FC Porto vai até à Islândia defrontar o Knattspyrnufélagið Fram a contar para a ronda inaugural.
EHF European League – Grupo E
1.ª Jornada
14.10.2025 – 17h45 – MT Melsungen x SL Benfica, BTV