Caras e caros amigos,
É com grande alegria e um sentimento de orgulho imenso que me dirijo a todos vós nesta quadra festiva. O Natal é um momento de união, de reflexão e de partilha, valores que estão profundamente enraizados na nossa modalidade.
O ano de 2025, que agora termina, foi mais uma vez repleto de ocasiões importantes e que reforçaram o momento que o andebol português atravessa. Deixo apenas alguns exemplos para demonstrar esta realidade.
A Seleção Nacional Masculina alcançou um excecional quarto lugar no Mundial e os sub-21 foram vice-Campeões Mundiais. As seleções femininas estão a demonstrar que é possível chegar mais longe. Nos Jogos Mundiais, em Andebol de Praia, fomos medalha de prata nos Masculinos, e o Nazaré BHT foi Campeão da Europa de clubes.
A nossa Seleção Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas sagrou-se Campeã da Europa, demonstrando a força das várias vertentes da modalidade. Os nossos clubes continuam a brilhar nas competições europeias, elevando o nome de Portugal além-fronteiras. Assistimos a um processo continuado de certificação dos nossos clubes garantindo um crescimento sustentado.
Estes sucessos são o resultado do trabalho árduo, da dedicação e da paixão de todos: atletas, treinadores, árbitros, delegados, dirigentes, voluntários, patrocinadores e, claro, os adeptos que acompanham os clubes e as seleções. A toda a comunidade do Andebol, o meu sincero e profundo agradecimento.
Olhando para o Futuro com a mesma ambição de sempre, o ano de 2026 já se afigura como um novo desafio, já em janeiro, com a participação dos Heróis do Mar no Campeonato da Europa, mas vários momentos importantes vão ocorrer ao longo do ano. Um dos grandes desafios no horizonte é a coorganização do Men’s EHF Euro 2028, juntamente com Espanha e Suíça, um projeto que nos enche de entusiasmo e responsabilidade. E, mais uma vez, estamos todos convocados para essa grande jornada.
Nesta época de Boas Festas, o meu desejo é que a união e o espírito de família que caraterizam o nosso andebol se reforcem ainda mais. Que possamos celebrar as conquistas e preparar os desafios futuros com a mesma paixão e dedicação.
Que o espírito de Natal traga a todos um merecido descanso, saúde e paz.
Feliz Natal e um próspero ano de 2026, repleto de sucesso pessoal, profissional e desportivo para toda a família do Andebol de Portugal.
Um forte abraço e as saudações desportiva de
Miguel Laranjeiro