EHF EURO 2022: Portugal já conhece adversários da Qualificação

PUB

Sorteio ditou que a Seleção Portuguesa vai disputar o Grupo 4 da Qualificação, juntamente com Islândia, Lituânia e Israel.

Já são conhecidos os grupos da Qualificação para o Campeonato da Europa de 2022. O sorteio, que decorreu esta terça-feira em Viena, Áustria, ditou que Portugal ficasse inserido no Grupo 4, e irá medir forças com as congéneres Islândia, Lituânia e Israel.

Paulo Pereira, Selecionador Nacional, na primeira reação ao sorteio mostrou-se preocupado com as longas viagens que a comitiva terá que realizar na Qualificação, “tendo em conta que vamos jogar em Novembro, após nove meses sem trabalhos da Seleção e depois em Janeiro, abruptamente antes de iniciar o Mundial, concretamente quatro dias.” Num olhar geral aos adversários, o líder da Seleção Nacional afirmou que “a Islândia é uma equipa forte, vamos ter oportunidade de nos vingarmos da derrota no Europeu e da eliminação no apuramento para o Mundial, a Lituânia é uma Seleção com a qual já jogámos e vencemos, assim como Israel.”
Paulo Pereira espera que em Portugal “tenhamos a capacidade de ver esta situação especial e que a Seleção Nacional também seja vista como especial. Espero que possamos ter alguns dias extra em cada estágio, especialmente em relação às viagens.” O Selecionador Nacional não considera que o facto de Portugal ter jogado recentemente com a Islândia e Lituânia (na Qualificação para o EHF Euro 2020) seja uma vantagem, e adianta que “nós vivemos no momento e é apenas uma oportunidade de podermos vingar os maus resultados que tivemos com a Islândia nos últimos tempos. Como eu disse, temos que ser capazes de planificar muito bem os calendários internamente.”

A constituição dos oito Grupos ficou ordenada da seguinte forma:

Grupo 1
França
Sérvia
Bélgica
Grécia

Grupo 2
Alemanha
Áustria
Bósnia e Herzegovina
Estónia

Grupo 3
República Checa
Rússia
Ucrânia
Ilhas Faroé

Grupo 4
Islândia
Portugal
Lituânia
Israel

Grupo 5
Eslovénia
Holanda
Polónia
Turquia

Grupo 6
Noruega
Bielorrússia
Letónia
Itália

Grupo 7
Dinamarca
Macedónia do Norte
Suíça
Finlândia

Grupo 8
Suécia
Montenegro
Roménia
Kosovo

O EHF Euro 2022 será a segunda grande competição internacional que contará com 24 seleções em prova e há 20 lugares em discussão, uma vez que estão já qualificadas a atual Campeã da Europa, Espanha, a Vice-Campeã, Croácia e as duas Seleções organizadoras, Hungria e Eslováquia.

Calendário de jogos da Qualificação para o EHF EURO 2022

Jornada 1: 4-5 de novembro de 2020
Jornada 2: 7-8 de novembro de 2020
Jornada 3: 10-11 de março de 2021*
Jornada 4: 13-14 de março de 2021
Jornada 5: 28-29 de abril de 2021
Jornada 6: 2 de maio de 2021

*Portugal, França, Alemanha, Noruega, Eslovénia e Suécia, que estarão a disputar o Torneio Pré-Olímpico (12 a 14 de março de 2021), terão que realizar as jornadas 3 e 4 da Qualificação para o EHF Euro 2022, a 6/7 e 9/10 de janeiro de 2021.

Patrocinadores Institucionais