ISAVE e Colégio 7 Fontes assinam Protocolo com a FAP

PUB

Esta quinta-feira, dia 27 de Setembro, foi assinado um Protocolo entre a Federação de Andebol de Portugal (FAP), o ISAVE e o Colégio 7 Fontes que pretende ser uma linha de orientação estratégica para o futuro do Andebol e Portugal.

O Protocolo coloca à disposição da Federação de Andebol de Portugal as valências do ISAVE na área da saúde e as valências educativas e desportivas do Colégio 7 Fontes. Como contrapartida, a FAP indica e encaminha todos os atletas a nível nacional que queiram entrar neste percurso para um Centro de Formação Desportiva.

José dos Santos Henriques, Presidente do ISAVE, salientou a importância de “ligar a formação dos jovens à saúde e desporto. É um desafio que trará resultados muito interessantes. A Federação de Andebol de Portugal, o ISAVE e sua Academia Desportiva, o Colégio 7 Fontes, com este Protocolo, criam uma mais-valia na formação humana dos jovens”. José dos Santos Henriques falou, ainda, do desejo de criar uma resposta humana para os jovens, em diferentes valências. “Temos a Academia de Desporto e de Artes do Colégio 7 Fontes, teremos um centro materno-infantil, temos o ISAVE. Tudo faz parte de um sonho, de um projecto amplo diferente, inovador. Estamos a abrir um ciclo na política do desporto a nível nacional”.

Emocionado, Carlos Aguiar Gomes, Director Pedagógico do Colégio 7 Fontes, falou de uma contradição. Nada sabe sobre desporto, mas sabe que pelo desporto podemos construir um país “mais tolerante e positivo. O desporto é uma via para atingir objectivos: regras, trabalho em conjunto, aprender a ganhar e a perder”. Como director pedagógico do Colégio 7 Fontes, Carlos Aguiar Gomes colocou em prática as ideias que tinha para o ensino. “E a componente desportiva é fundamental. Este Protocolo vem concretizar um elo fundamental: ter, na formação humana e académica, a desportiva. Este objectivo que hoje se concretiza é fundamental para o Colégio 7 Fontes, ISAVE, para a sociedade. A componente desportiva é fundamental na sociedade e se tivermos esta filosofia no país, podemos diminuir a violência. Enriqueceríamos o país e a sociedade”. Na verdade, este Protocolo é uma iniciativa aberta à inovação, à mudança, à ruptura. “O Colégio 7 Fontes será uma referência e recebemos com agrado o apoio da Federação de Andebol de Portugal. Esperamos que este protocolo frutifique e alastre e outros se juntem a este projecto de futuro”.

Defendendo o desporto como um conceito de valorização da pessoa em todas as suas vertentes, Luís Santos, Presidente da Federação de Andebol de Portugal, falou da satisfação da visita ao ISAVE e do Protocolo. “Gostei do que vi. Fiquei siderado. Vamos assinar o Protocolo para melhorarmos o nosso país, a nossa gente. Somos a segunda Federação deste país com larga experiência. Claro que este Protocolo vai resultar. Quando se movem sinergias de pessoas de boa fé é possível fazer obra. O Protocolo será um êxito e, futuramente, ainda o será mais com as ideias que vão crescer”.

Patrocinadores Institucionais