Play-off de acesso Campeonato Mundo China 2009: Portugal em desvantagem para jogo da 2ª mão

PUB

A Selecção Nacional A Feminina não conseguiu impôr-se à Dinamarca, no jogo da 1ª Mão do Play-Off de apuramento para o Campeonato do Mundo Seniores Femininos China 2009, disputado este sábado, 6 de Junho, no Pavilhão Municipal do Peso da Régua.

“Nós sabíamos das dificuldades que íamos ter, porque sabemos que a Dinamarca é uma potência do andebol feminino, está em renovação mas temos consciência de que o campeonato delas éfortíssimo, que tem um nível dos melhores que há no andebol feminino a nível mundial”, declarou a seleccionadora nacional Paula Castro.

Portugal não entrou bem no jogo e foi a Dinamarca que inaugurou o marcador, somando três golos sem resposta de Portugal, que marcou o primeiro golo aos 4 minutos, pelas mãos de Ana Miriam Sousa. “Nos primeiros 10 minutos, entrámos um pouco receosas e falhámos na concretização. Lutámos sempre e demos o máximo para minimizar este resultado”, referiu a seleccionadora.

A Dinamarca manteve-se sempre na frente do marcador e foi, aos poucos, dilatando a vantagem que tinha sobre Portugal. A Selecção Nacional não conseguiu encontrar respostas para o adversário, que se mostrou muito rápido e eficaz. Ao intervalo, o resultado no marcador era 18-8 para a Dinamarca. “Quando criamos situações para marcar aos seis metros e falhamos, este tipo de situações paga-se caro”, disse Paula Castro.

No início da segunda parte, Portugal recomeçou muito bem o jogo e marcou três golos antes da Dinamarca regressar aos ataques bem sucedidos. No entanto, à semelhança do primeiro tempo de jogo, Portugal não conseguiu minimizar a diferença no marcador e o jogo chegou ao fim com a vitória da selecção dinamarquesa por 38-21.

Sobre o jogo do próximo sábado, Paula Castro disse: “temos de encarar o próximo jogo como se a eliminatória estivesse 0-0, e vamos dar o nosso melhor e fazer passar a melhor imagem do andebol português”.

A capitã da Selecção Nacional, Ana Seabra, esperava que este jogo, sendo um play-off para um campeonato do mundo, fosse bastante difícil: “A Dinamarca vinha o mais preparada possível. Tentámos fazer o melhor possível. Obviamente que ficamos muito desiludidas com este resultado, porque há muito tempo que não tínhamos um resultado tão desnívelado.”

A Selecção Nacional permanece no Peso da Régua até 12 de Junho, dia em que viaja para Aarhus, na Dinamarca. No dia seguinte, sábado, 13 de Junho, Portugal joga a 2ª mão com a Dinamarca na NRGI Atletion Arena, pelas 20h05 locais (19h05 em Portugal), jogo que pode ser visto em diferido na RTP2 no dia seguinte, domingo, 14 de Junho, às 15h00.

Patrocinadores Institucionais