Portugal vence Egipto no último jogo amigável

PUB

No horizonte aparece cada vez mais perto o Egipto, que recebe o Campeonato do Mundo de Sub-21 entre 6 e 19 de Agosto.

Para o terceiro jogo-treino frente aos egípcios, Rolando Freitas voltou a optar por utilizar todos os jogadores, colocando em campo em cada tempo duas equipas equilibradas.

Na primeira parte, começou por chamar Bruno Dias, Fábio Antunes, António Areia, Jorge Silva, Pavel Tsiunchik, Pedro Marques e João Antunes. Frente a uma defesa ‘4×2’, muito agressiva, o ataque português começou por denotar muitas dificuldades. Valeu o bom desempenho do guarda-redes Bruno Dias, para que os estragos não fossem maiores (1-4, aos 8 m.). O Egipto foi mantendo vantagem no marcador e chegou ao intervalo a vencer por 10-11.

Para o segundo tempo, o seleccionador nacional lançou uma nova equipa: José Lopes, Pedro Portela, João Pais, Wilson Davyes, Pedro Maia, Tiago Pereira e João Antunes. Portugal entrou muito bem e, aos cinco minutos, já estava na frente do marcador (14-13). Mas o sistema defensivo do Egipto manteve-se e Portugal continuava a denotar algumas dificuldades para o ultrapassar. Valiam algumas iniciativas individuais, com especial produção de Tiago Pereira.

Como que a provar que o equilíbrio era a nota dominante da sessão de trabalho, o Egipto voltou a empatar a 22 golos (52 m.). Nos minutos finais, foram os portugueses a imporem-se, conseguindo o triunfo por margem tangencial.

Rolando Freitas ficou agradado com o trabalho de todo o grupo: “Foi mais uma sessão de trabalho muito interessante. Conseguimos manter o jogo sempre equilibrado, embora com naturais dificuldades de coordenação, e podíamos até ter feito um pouco melhor. Tivemos condições para isso”, confessa o seleccionador nacional, passando em revista os primeiros 30 minutos.

“Depois de chegar ao intervalo a perder por um, entrámos muito bem na segunda parte, e passamos para uma vantagem que conseguimos manter. Ainda nos assustámos na parte final, quando a oito minutos do fim o Egipto empatou, mas a verdade é que tivemos um pouco mais de maturidade e competitividade para podermos sair dessa situação e resolver bem o jogo”.

Apreciando o conjunto dos três jogos-treino com o Egipto, Rolando Freitas também se mostra agradado. “Dividimos este estágio em duas partes. A primeira integrava a realização destes amigáveis com o Egipto. Estou bastante satisfeito com o trabalho feito nestas três sessões. Contra uma das melhores, se não a melhor, das equipas africanas, que habitualmente fica entre os cinco primeiros classificados de cada ‘mundial’, mostrámos competência, capacidade de luta, competitividade e fomos uma equipa que, no final, acabou por somar duas vitórias e uma derrota, pese todas as rotações que fizemos. Utilizámos mais uns jogadores que outros, como é evidente, mas podemos aferir o estado de forma dos jogadores e as possibilidades de cada um. Foram jogos muito úteis para tomarmos algumas decisões e aquilatar daquilo que pode ser o futuro relativamente ao estágio final e ao campeonato do mundo”.

Daqui até ao final do estágio, em 23 de Julho, Rolando Freitas diz que a equipa vai “manter e reforçar a condição física e melhorar a coordenação entre os jogadores”.

A dupla Daniel Freitas e César Carvalho (Braga) dirigiu este terceiro e último jogo.
Pela Selecção Nacional, alinharam e marcaram José Lopes e Bruno Dias; Ricardo Pesqueira (1), João Ferraz (2), Fábio Antunes (2), Jorge Silva (1), Pavel Tsiunchyk (2), Tiago Pereira (4), Elledy Semedo, João Pais (4), João Antunes (2), Pedro Marques, Wilson Davyes (4), Pedro Portela (1), Ruben Pacheco, Pedro Maia (2) e António Areia (1).

Pelo Egipto: Karim Hendawy, Ahmed Sheata e Amr Mohamed; Mahmoud Said, Omar Sheata, Ibraim Mohamed (1), Mahmoud Fayez (1), Ahmed Refaei (2), Mostafa Awny, Eslam Hassan (2), Ammar Saad, Ahmed Kamel (1), Omar Mostafa (3), Mohamed Mamdouh (6), Karim Helmy (2), Ahmed Essam (3), Mohamed Alaa (4) e Mostafa El Sayed.

CAMPEONATO DO MUNDO DE SUB-21 COMEÇA A 6 DE AGOSTO

Na primeira fase do Campeonato do Mundo de Sub-21, Portugal integra o grupo D, com sede no Cairo, tendo como adversários a poderosa Dinamarca (campeã da Europa de sub-20 na Roménia – Agosto de 2008); República Checa, oitava no mesmo ‘europeu’; Marrocos, Argélia e Bielorrússia. Apuram-se para a fase seguinte os três primeiros de cada um dos quatro grupos, transportando os resultados (e pontos) dos jogos efectuados contra as equipas apuradas.

Portugal inicia a competição no dia 6 de Agosto frente a Marrocos (16.30 h.), defrontando nos dias seguintes a Argélia (14.30 h.) e República Checa (16.30 h.).

Depois de um dia de descanso, os comandados de Rolando Freitas defrontam a Bielorrússia (14.30 h.) para terminarem esta primeira fase no dia 11 de Agosto, diante da Dinamarca (18.30 h.).

Patrocinadores Institucionais