Fundação de Solidariedade Social Aragão Pinto

PUB

Esta Fundação foi criada para suprir uma falta que as crianças e jovens desfavorecidos têm, a prática desportiva continuada e com valor formativo.

A prática desportiva é um veículo de excelência para a integração e formação social. A maioria das instituições existentes lutam com grandes dificuldades diárias em prover abrigo, alimentação, educação e apoio às crianças que ajudam. Assim, a prática desportiva é muitas vezes, por falta de meios, algo ocasional e sem valor formativo.

O grande objectivo da Fundação Aragão Pinto é contribuir dando respostas adequadas, através do desporto, às carências e problemas sociais das crianças que mais precisam, bem como apoiar e promover a sua inclusão na sociedade.

No início da sua actividade, o trabalho da Fundação Aragão Pinto será fundamentalmente dirigido à população em idade escolar e consistirá em ministrar aulas gratuitas de diversas modalidades, com carácter regular, a crianças e jovens que estejam já a ser apoiadas por Instituições de Apoio Social e que não tenham a hipótese de dar essa valência por falta de meios.

Ajudar quem ajuda os que mais precisam, a promover a integração social de crianças e jovens carenciados através da prática desportiva, é o mote da 1ª fase de actuação desta Fundação e marca uma inovação na forma de olhar e integrar o Apoio Social.

Os seus principais objectivos são:

• Promover a integração social de crianças e jovens carenciados
• Contribuir para que a pratica desportiva que lhes é facultada tenha sempre como pressupostos de base critérios de qualidade, dignidade e adequabilidade;
• Actuar junto das instituições de Apoio Social já existentes e criar sinergias e integrações de esforços que permitam fazer mais e melhor em prole dos que precisam;
• Sensibilizar e formar a opinião pública, intervindo junto dos meios de comunicação social, facilitando uma mudança de atitude que permita uma melhor integração destas crianças e jovens.

Na fase seguinte, pretende ir de encontro às populações e permitir, com parceria com as Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia, apoiar crianças que não tenham meios para praticar desporto. A Fundação quer elevar as condições de Apoio Social através da Fundação Aragão Pinto e do Sporting Clube de Portugal.

Por último, através de aulas de português e inglês, quer contribuir para uma evolução cultural destas crianças, dando-lhe assim, ferramentas básicas, para enfrentarem mais fortes e estruturados o mundo que os rodeia.

Resposta social, desenvolvida em equipamentos desportivos, que presta um conjunto de serviços gratuitos, ligados à pratica desportiva regular, de várias modalidades, que contribuem para o desenvolvimento saudável e a integração social de crianças e jovens carenciados.

Objectivos:

– Proporcionar a pratica desportiva gratuita a crianças e jovens carenciados;

– Contribuir para a integração dos esforços das Instituições de Apoio Social;

– Prestar apoio psicossocial;

– Fomentar relações interpessoais, criar relações sociais definidas, com regras e valores sociais assimilados, através do desporto;

– Favorecer a permanência da criança e jovem carenciado em ambientes de desenvolvimento adequados;

– Evitar, com a ocupação do tempo livre na prática desportiva, práticas de discordância social;

– Contribuir para a prevenção de situações de dependência, promovendo um estilo de vida correcto e saudável.

Destinatários:

– Jovens e crianças carenciados, prioritariamente entre os 5 e os 18 anos.</P

Patrocinadores Institucionais