Portugal vence Líbia em jogo particular

PUB

Portugal venceu, este domingo, a Líbia por 27-24, no primeiro dos dois jogos particulares que o seleccionador nacional Rolando Freitas tem agendados antes do arranque do Campeonato do Mundo, na próxima quinta-feira, frente a Marrocos.

Diante de uma das equipas finalistas deste Mundial (a Líbia integra o Grupo C, juntamente com a Suécia, Eslovénia, Holanda, Gronelândia e Estónia), Portugal entrou com aquele que tem sido o ‘sete’ mais utilizado nos últimos jogos particulares: Bruno Dias, Fábio Vidrago, Pedro Portela, Pedro Maia, João Antunes, Tiago Pereira e Fábio Magalhães, utilizando uma substituição ‘defesa x ataque’, com a entrada de Wilson Davyes para o lugar de Tiago Pereira.

Portugal entrou bem no jogo e chegou aos 4-0 aos cinco minutos, vantagem de quatro golos que viria a repetir-se várias vezes ao longo da primeira parte. Aos 20 minutos e com 10-6 a favor de Portugal, o seleccionador nacional introduziu as primeiras alterações na equipa, com as entradas de Pedro Seabra e Pavel Tsiunchyk para os lugares de Tiago Pereira e Fábio Magalhães. A Líbia, graças à eficiência do seu guarda-redes e do lateral esquerdo, foi reduzindo a desvantagem, empatando a 12 a pouco mais de 40 segundos do final. Tempo suficiente para Wilson Davyes, na conversão de um livre de sete metros, fixar o resultado ao intervalo (13-12).

Para o segundo tempo, José Lopes substituiu Bruno Dias na baliza de Portugal e, aos poucos, o seleccionador nacional foi dando tempo de jogo a todos os convocados, utilizando várias opções. Três golos de Wilson Davyes nos primeiros sete minutos do segundo tempo permitiram manter a vantagem. A meio do segundo tempo a Líbia voltou ao comando do marcador (19-20), ainda que por pouco tempo. O jogo manteve o equilíbrio, com as equipas a entrarem empatadas (23-23) nos cinco minutos finais e Portugal, já com alguns jogadores do sete inicial, a mostrar melhor eficiência nos momentos decisivos.

Esta terça-feira, a partir das 20 horas locais (menos duas em Portugal Continental), Portugal defronta o Qatar, no último jogo-treino antes do primeiro jogo do Campeonato do Mundo.

Rolando Freitas ficou agradado com mais esta sessão de trabalho: “Estou particularmente satisfeito pela experiência vivida. Defrontámos uma equipa africana, que tem muitas semelhanças com os nossos dois primeiros adversários no mundial. Temos poucas vivências com este estilo de jogo, já que por norma defrontámos equipas europeias. Notámos que há um dia e meio que estávamos sem treinar, sem os jogadores terem contacto com a bola, já que não tivemos pavilhão para treinar. Isso notou-se no contacto com a bola e em algum jogo que estragamos. O resultado era o menos importante, mas gostámos sempre de ganhar e fizemos por isso”.

PORTUGAL, 27
LÍBIA, 24

Jogo no Pavilhão n.º 2 do Cairo Stadium (Egipto)
Árbitros: Mohamed Hassan e Hesham Shini (Egipto).

Portugal – José Lopes e Bruno Dias; Ricardo Pesqueira (1), João Ferraz (2), Fábio Vidrago (1), Fábio Magalhães (4), Pavel Tsiunchyk (1), Tiago Pereira (3), João Pais (1), João Antunes (4), Pedro Seabra (1), Wilson Davyes (4), Pedro Portela (3), Ruben Pacheco, Pedro Maia (2) e António Areia.

Líbia – Eissam Anour e Ali Mohamed; Masud Abosahmen (1); Abdurahaman Ahamed (1), Nasim Salem, Osama Ibrahim, Adali Badrwsh, Wasin Zaid (1), Mohamed Shahfu (3), Mohamed Amer (3), Mohamed Nurelden, Emad Alzarug (7), Anwar Mustafa, Mohamed Nagi (5) e Ezzedin Moh (3).

Marcha do marcador: 4-0 (5 m.); 6-2 (10 m.); 8-4 (15 m.); 9-6 (20 m.); 12-9 (25 m.); 13-12 (30 m.); 16-15 (35 m.); 18-17 (40 m.); 20-20 (45 m.); 22-20 (50 m.); 23-23 (55 m.) e 27-25 (60 m.).

Patrocinadores Institucionais