Acção de Formação reuniu mais de 1.400 participantes

PUB

A Federação de Andebol de Portugal levou a efeito esta tarde, no Europarque de Santa Maria da Feira, a primeira de duas Acções de Formação e Orientações Técnicas para Licenciamento dos Oficiais de Jogo nas Provas Nacionais, iniciativa dirigida a treinadores e dirigentes dos clubes do Norte do País. Este domingo, em Benavente, decorre acção semelhante, dirigida aos agentes desportivos dos restantes clubes (centro e sul).

Na mesa que procedeu à abertura dos trabalhos marcaram presença José Manuel Fanha Vieira, vice-presidente do Instituto do Desporto de Portugal (IDP); Henrique Torrinha, presidente da Federação de Andebol de Portugal; António Galambas, presidente do Conselho de Arbitragem, e o seleccionador nacional Mats Olsson.

Depois de dar as boas vindas aos cerca de 1.400 participantes na acção, Henrique Torrinha passou de imediato a palavra ao vice-presidente do IDP, José Eduardo Fanha Vieira, que abordou o tema ‘Paradigma da Organização do Desporto em Portugal’, passando em revista a organização desportiva em Portugal desde 1932.

O segundo bloco começou com a intervenção do presidente da Federação, Henrique Torrinha, que passou em revista os ‘Objectivos Estratégicos para 2009/2010’.

ATENÇÃO ÀS SELECÇÕES

Mats Olsson, responsável pelas equipas nacionais, descreveu pormenorizadamente aquilo que é o planeamento das diversas selecções nacionais, definindo os seus objectivos desportivos e técnicos para a época que agora se inicia, explicando passo a passo o que se pretende para cada uma das equipas nacionais.

António Galambas, presidente do Conselho de Arbitragem, falou sobre o novo Regulamento da Arbitragem, Formação de Quadros, da Nova Tabela Remuneratória e da nova estrutura do Conselho de Arbitragem, definindo também aquilo que são os objectivos da arbitragem para 2009/2010.

Depois do intervalo para o almoço, e enquanto Pedro Sequeira (Formação de Treinadores) e Mats Olsson (Trabalho das Selecções Nacionais em 2009/2010) se dirigiam aos treinadores, Paulo Sérgio, sub-director da Antena 1 e Edite Dias, jornalista do Jornal A Bola, abordaram ‘A relação entre Dirigentes e Media’, esclarecendo o que pode e deve ser feito pelos agentes da modalidade para ganharem visibilidade e espaço na Comunicação Social.

Carlos Mezes (ADENE) e Ricardo Vale (PMELink) explicaram o alargamento a IPSS e Associações Desportivas com Utilidade Pública da Medida Solar Térmica 2009, que permite aos clubes com posse plena das suas instalações instalarem painéis térmicos em condições extremamente vantajosas.

‘As Tarefas do Dirigente antes, durante e após um jogo’ , por Pedro Sequeira e Luís Pacheco, e ‘As tarefas de Oficiais de Mesa’, por José Macau e Manuel Conceição, foram os temas que encerraram a acção de formação.

Patrocinadores Institucionais