ANDEBOL 1: Factor casa ditou lei e Sp.Horta surpreendeu

PUB

No Funchal, o Madeira SAD ultrapassou o Liberty São Bernardo, numa partida muito equilibrada, nomeadamente na segunda parte onde se registaram vários empates. Triunfo tangencial, num jogo com cinco minutos finais emocionantes.

Em Lisboa, o C.F.Belenenses confirmou o seu favoritismo frente ao C.S.Marítimo. Ao intervalo, a equipa de Belém já seguia confortavelmente na frente (20-11), cavalgando para uma vitória que, no final do encontro, se cifrava em 11 golos de diferença.

Em Guimarães, o Xico Andebol confirmou o bom resultado que tinha conquistado na primeira ronda (empate frente ao Madeira SAD) e venceu o Águas Santas. Os vimaranenses estiveram sempre na frente do marcador, foram para o intervalo a vencer por por seis golos (18-12) e nunca permitiram que o Águas Santas se aproximasse, conquistando mais três importantes pontos.

ABC VENCE DERBI REGIONAL

Em Braga, ABC e Andebol Clube de Fafe protagonizaram um derbi regional. Depois dos primeiros minutos de equilíbrio, a balança do marcador só pendeu definitivamente para o lado dos homens da casa a partir do minuto 20. As defesas começaram por estar melhor que os ataques e, prova disso, o A.C.Fafe só marcou o quarto golo aos 21 minutos. Para a segunda parte, Jorge Rito mexeu de forma clara na equipa, trocou de pontas e de guarda-redes mas a eficiência da equipa não saiu beliscada. Minuto a minuto a vantagem foi sendo ampliada, num jogo que agradou ao muito público que rpeencheu em bom número as bancadas do Flávio Sá Leite.

EM DIRECTO

O treinador do Andebol Clube de Fafe, Óscar Freitas, leu assim a partida.
“Para este jogo tínhamos dois objectivos: melhorar significativamente o que fizemos de menos bom frente ao Belenenses, onde tivemos um apagão de sete minutos, e corrigir o aspecto defensivo e melhorar a eficácia do nosso ataque. Em determinados momentos, e a jogar contra uma equipa bem mais forte que o Belenenses, conseguimos. Mas pagámos pela inexperiência dalguns dos nossos jovens jogadores e o ABC soube tirar partido das nossas falhas técnicas, finalizou em ataque organizado e contra-ataque, o que ditou estes dez golos de diferença. Em certa parte, o objectivo para o jogo foi conseguido, mas ainda temos muito de trabalhar”.

Jorge Rito, técnico do ABC, começou por ter palavras de incentivo para o A.C. Fafe.
“Concordo com a análise que o prof. Óscar Freitas fez sobre o jogo e sobre o A.C. Fafe. Penso que este Fafe tem potencial e vai certamente melhorar. Estes 10 golos de diferença não espelham o que se passou nos 60 minutos de jogo, já que houve momentos em que houve equilíbrio. O ABC aproveitou bem alguma inexperiência, em que houve percas de bola por parte dos jogadores do A.C. Fafe. Mas, para nós, o importante era vencer. Vencer em casa, porque temos na memória a lição do ano passado, em que perdemos em casa contra equipas que ficaram bem abaixo de nós, obrigando-nos a perder pontos que nos fizeram falta. Encarámos este jogo com o máximo de respeito pelo Fafe e não nos podemos esquecer que tivemos muitos jovens jogadores que, pela primeira vez, fizeram um jogo oficial pela equipa sénior do ABC, como o Miguel Sarmento, o Fábio Vidrago, e outro jogador, o Levko, que nunca tinha jogado no nosso pavilhão. Daí alguma ansiedade inicial”, sustentou Jorge Rito, satisfeito pela vitória e pelos três pontos.

SP.HORTA VENCE F.C.PORTO

A maior surpresa viria a acontecer no último jogo de sábado. Na Horta, o Sporting local venceu o F.C.Porto por 24-22, depois de chegar ao intervalo a perder por 10-14. O F.C.Porto ainda andou na frente do marcador até ao minuto 46, altura em que o Sp.Horta empatou para pouco depois assumir o comando do marcador, graças a um parcial de 7-0 que levou o resultado de 15-18 para 22-28, em menos de cinco minutos. Milan Vucicevic foi a herói açoreano ao apontar 12 golos.

RESULTADOS:

Madeira SAD – Liberty S.Bernardo, 24-23 (11-9 ao intervalo)
C.F. Belenenses-C.S. Marítimo, 34-23 (20-11)
Xico Andebol – Águas Santas, 34-28 (18-12)
ABC de Braga – Andebol Clube de Fafe, 28-18 (11-6)
Sporting da Horta – F. C. Porto, 24-22 (10-14)

– Amanhã, domingo:
17 h. – Sporting C.P.- S.L.Benfica (RTP 2)

Patrocinadores Institucionais