Andebol 1: Xico Andebol venceu no Porto

PUB

O Xico Andebol rubricou a maior surpresa da terceira jornada do Andebol 1, ao vencer no Dragão Caixa o F.C. Porto por 33-29. As duas formações chegaram empatadas ao intervalo (14-14), mas os vimaranenses tomaram conta do jogo e estiveram sempre na frente do marcador, como que querendo fazer crer que o empate frente ao Madeira SAD, na primeira jornada, não ‘caíu do céu’.

No Funchal, o ABC de Braga confirmou o favoritismo que lhe era atribuído e ainda não foi desta que o C.S. Marítimo averbou os primeiros pontos positivos. Ao intervalo os comandados de Jorge Rito vencia já por confortável 7-15, terminando com um triunfo menos robusto mas, mesmo assim, confortável (21-27).

Em Fafe, o A.C.Fafe começou por causar algum incómodo ao Sporting C.P. mas, passados os primeiros minutos (6-6, aos 13 m.) a equipa de Fafe teve um ‘apagão’ que permitiu ao Sporting embalar e chegar ao intervalo a vencer por 12-18. O segundo tempo serviu para a equipa lisboeta ampliasse a vantagem e construísse uma vitória clara (25-35).

Em Aveiro, num dos jogos mais aguardados da ronda, o Liberty São Bernardo foi incapaz de contrariar o líder C.F. Belenenses. Desde os minutos iniciais que os pupilos de João Florêncio tomaram conta do jogo, chegaram ao intervalo a vencer por 10-13 e, no segundo tempo, foram gerindo, e ampliando até, essa vantagem, terminando com 28-34, vitória que mantém o Belenenses na liderança isolada.

EQUILÍBRIO NA MAIA

Na Maia assistiu-se a um encontro muito equilibrado que colocou frente a frente o Águas Santas e o Madeira SAD. Desde cedo se percebeu que os insulares estavam ali para vencer o jogo, agarraram o marcador logo nos minutos iniciais e assim foram conservando vantagem até ao intervalo (14-16) pese a contrariedade de terem ficado sem Yuri Kostetsky, sancionado com cartão vermelho directo.
No segundo tempo o Águas Santas reagiu bem, empatou a 18 (37 m.) mas depois parou e permitiu que o madeira se adiantasse até ao 19-24. A partir daí, e pese ainda ter conseguido empatar a 25, tudo se tornou mais difícil para os pupilos de Paulo Queirós. Os cinco minutos finais (25-25) foram empolgantes, mas o madeira acabou pró ser mais eficaz no que faltava jogar, averbando a segunda vitória tangencial do campeonato.

No final do jogo, Paulo Fidalgo, treinador do Madeira SAD, fez a seguinte apreciação.
“Foi de facto uma vitória suada, mas justa. O Madeira SAD comandou o marcador do primeiro ao último minutos…”começou por referir o técnico madeirense. “ Uma equipa que lidera assim o jogo, merece ganhar. Mas o nosso mérito esteve na gestão das vicissitudes de um jogo com muitas exclusões de parte a parte e não é fácil aos jogadores manterem a concentração, jogando com mais um, com menos um… E essa gestão foi importante, como importante foi a exibição que o nosso guarda-redes fez na segunda parte”.

Do lado do Águas Santas, Paulo Queirós confessa que já esperava por estas dificuldades.
“Já sabíamos que seria um jogo difícil para a nossa equipa, toda a gente reconhece o valor desta equipa madeirense, mas pela maneira como o jogo decorreu, não ousaria dizer que o resultado foi injusto, seria ingrato, mas nós andamos sempre atrás do prejuízo e não soubemos deparar com as facilidades que se nos depararam em certo momento”.

S.L. BENFICA VENCE SP.HORTA

No jogo que encerrou a ronda, o S.L. Benfica confirmou o favoritismo e venceu o Sporting da Horta por 31-24 (15-9 ao intervalo).

RESULTADOS:

Águas Santas- Madeira SAD, 27-28 (14-16 ao intervalo)
Liberty São Bernardo- C. F. Belenenses, 28-34 (10-13)
C.S. Marítimo – ABC de Braga, 21-17 (7-15)
S.L Benfica – Sp.Horta, 31-24 (15-9)
F.C.Porto – Xico Andebol, 29-33 (14-14)
A.C. Fafe- Sporting C.P., 25-35 (12-18)

Toda a informação em www.fpandebol.pt (Competições – Competições Nacionais – PO n.º 01) e www.andystat.com

Patrocinadores Institucionais