F.C.Porto Vitalis vence em Braga e isola-se no comando

PUB

O F.C.Porto Vitalis venceu sábado o ABC de Braga por 27-24, em jogo da 11.ª jornada, a última da primeira voltada fase regular do Andebol 1. Num jogo que colocava frente a frente os dois primeiros classificados, o público que preencheu em bom número as bancadas do pavilhão Flávio Sá Leite poderia esperar uma partida mais emotiva e equilibrada. Só que, passados os primeiros nove minutos, o F.C.Porto Vitalis tomou conta do jogo – e do marcador – e mostrou porque é um dos mais sérios candidatos ao título nacional, frente àquele que era, até ao apito inicial, o seu rival mais directo que. Ao intervalo, a vantagem (8-14) já dava conta das inesperadas facilidades com que o F.C.Porto se deparou em Braga. A equipa do Porto ainda ampliou o desnível, chegou aos 9-18 (34 m.), e valeu então ao ABC de Braga um parcial de 9-4, em pouco mais de 15 minutos, para manter a partida viva. Mas, cansados de tanto remar contra a maré, os bracarenses apenas conseguiram chegar aos dois golos de diferença (24-26), mas foi do F.C.Porto o golo que fechou o marcador.

JORGE RITO:
‘F.C.Porto esteve muito forte’

No final do jogo, Jorge Rito não escondeu que hoje o F.C.Porto esteve muito forte e isso foi determinante para o resultado final.
‘O F.C.Porto esteve muito forte, jogou com muita solidez em termos defensivos, e a nossa primeira parte foi muito fraca. Tivemos situações em que, em vantagem numérica, sofremos golos e não conseguimos marcar. Na primeira parte, esteve pior o nosso ataque organizado que a nossa defesa. Dos 14 golos sofridos, metade tinha sido em contra ataque. A partir do momento em que fomos para o intervalo em desvantagem tão grande, é difícil fazer as coisas depressa e bem mas conseguimos recuperar até dois golos de diferença, sempre mais com o coração do que com a cabeça. Não estou envergonhado com o resultado porque o ABC lutou para que as coisas fossem diferentes, a postura dos jogadores foi exemplar, e perdemos contra uma grande equipa.’

LJUBOMIR OBRADOVIC:
‘ABC é uma equipa muito experiente’

Do lado do F.C.Porto Vitalis, o treinador Ljubomir Obradovic foi parco em palavras mas não escondia a satisfação pela vitória num campo tradicionalmente difícil.

‘Esperávamos um jogo como este, frente a uma equipa muito experiente. Preparamos bem a partida para podermos ganhar, felizmente ganhamos. Já estamos na liderança do campeonato e queremos ficar nesta posição’.

S.L.Benfica empata em Belém

No outro jogo que recolhia as atenções desta jornada, e que colocava frente a frente os terceiro e quarto classificados, assistiu-se a um jogo muito equilibrado. Passados os primeiros 10 minutos (3-3) o S.L.Benfica apoderou-se do comando do marcador, e chegou ao intervalo a vencer por 10-12. No segundo tempo esse domínio foi-se mantendo até bem perto do final da partida. O Benfica ainda entrou nos cinco minutos finais em vantagem (21-22), mas a reacção do C.F.Belenenses foi suficiente para conseguir empatar a partida a 25 golos, com um golo de Tiago Fonseca, a 45 segundos do fim, numa partida onde Francisco Bacalhau (8 golos) assumiu o papel de actor principal.

No Funchal, e no duelo entre as duas equipas da cidade, não houve grande história e o favorito Madeira acabou por vencer por 30-21.

Em Aveiro, o Liberty São Bernardo confirmou o favoritismo e ainda não foi desta que o A.C.Fafe conseguiu os primeiros pontos positivos.

O Xico Andebol foi à Horta vencer o Sporting local por 33-31, segurando o sexto lugar no final da primeira volta,

A jornada terminou com a vitória do Sporting sorbe o Águas Santas.

– Resultados:

C.S.Marítimo-Madeira SAD, 21-30
ABC de Braga-F.C.Porto , 24-27
C.F.Belenenses-S.L.Benfica, 25-25
Liberty São Bernardo-A.C.Fafe, 27-20
Sporting Horta-Xico Andebol, 31-33
Sporting C.P.-Águas Santas, 37-27

Boletins de jogo e estatísticas podem ser consultados em www.andystat.com

Patrocinadores Institucionais