Portugal venceu a Letónia e defronta este domingo o Luxemburgo

PUB

Portugal venceu esta tarde a Letónia por 31-30, em jogo da segunda jornada do grupo 6 da fase de apuramento para o ‘play-off’ do campeonato do Mundo de 2011.

Ao intervalo, as duas equipas foram para o balneário empatadas a 14 golos.
Recorde-se que na primeira jornada, disputada esta sexta-feira, o Luxemburgo venceu a Letónia por 34-30.

Depois de uma primeira parte em que imperou o equilíbrio, Portugal tomou conta do jogo durante o segundo tempo, ampliando a vantagem até aos 51 minutos (20-17, 25-21 e 27-22), assistindo-se depois a uma reacção da Letónia, insuficiente para colocar em perigo a vitória portuguesa.
Face a estes resultados, Portugal necessita de vencer este domingo o Luxemburgo, para garantir o primeiro lugar do grupo, o único que dá acesso ao ‘play-off’ de acesso ao campeonato do Mundo de 2011.

‘Cumprimos o objectivo estipulado, que era ganhar à Letónia e jogar este domingo a final frente ao Luxemburgo’, começou por referir Mats Olsson. Embora só tivéssemos ganho por um, o resultado é um pouco enganador e a vitória nunca esteve em causa. Na segunda parte, chegamos a ter uma vantagem de cinco golos e o último golo da Letónia foi apontado no segundo final do jogo’. O seleccionador nacional explicou depois que ‘ a Letónia de hoje foi diferente da que vimos jogar na véspera, diante do Luxemburgo. Diferente em atitude e entrega, e mostrou que estudou bem o nosso jogo ofensivo. Estivemos bem defensivamente e conseguimos pôr em prática o contra-ataque. Já no ataque organizado, mostramos alguns problemas’.

Sobre o derradeiro jogo, a disputar este domingo (19 h. locais, menos uma em Portugal), Mats Olsson mostra prudente confiança.
‘Amanhã vai ser totalmente diferente. Hoje foi um jogo muito físico. O Luxemburgo é um adversário diferente, joga com uma defesa aberta, muitas vezes ‘4×2’, temos de estar preparados. Vai ser um jogo totalmente diferente’, prevê o seleccionador nacional.

PORTUGAL, 31
LETÓNIA, 30

Centre Sportif National d’COQUE, no Luxemburgo.
Árbitros: Ivan Kostov e Milen Kostov (Bulgária).

PORTUGAL: Hugo Figueira e Hugo Laurentino; Pedro Solha (8), Nuno Grilo (2), Carlos Carneiro (8), Fábio Magalhães (1), Cláudio Pedroso (6), Inácio Carmo, João Lopes, Bosko Bjelanovic (1), Tiago Rocha, José Costa (1), David Tavares (4) e Jorge Sousa.
Treinador: Mats Olsson
Ao intervalo: 14-14.

Qualificação Play-Off acesso Campeonato Mundo 2011 – Grupo 6

15.01.10, 19h00 – Letónia : Luxemburgo 31-34 (17-15)
16.01.10, 15h30 – Portugal : Letónia 31-30 (14-14)
17.01.10, 19h00 – Portugal : Luxemburgo

Nota: Menos uma hora em Portugal

Classificação Geral
1º – Luxemburgo (2 pontos)
2º – Portugal (2 pontos)
3º – Letónia (0 pontos)

Patrocinadores Institucionais