Supertaça Andebol Portimão 2010: Belenenses e Porto vencem

PUB

O CF Belenenses venceu esta tarde o SL Benfica por 29-27, naquele que foi o primeiro jogo do Grupo A da Supertaça de Andebol Portimão 2010.

Ao intervalo, o Benfica seguia na frente do marcador (13-11), depois de uma primeira parte equilibrada mas em que a turma da Luz esteve no comando do marcador. Entrou melhor o Belenenses na segunda parte, aproveitando bem o seu já temível contra-ataque e passou para a frente do marcador aos 45 minutos (20-21), vantagem que foi mantendo, mesmo quando em inferioridade numérica. As duas equipas entraram empatadas a 25 golos nos cinco minutos finais da partida, num jogo que ‘durou’ 60 minutos.

Nesse lapso de tempo que faltava disputar, o Belenenses foi mais eficaz e chegou a uma vantagem de três golos (26-29), que o SL Benfica ainda reduziria.

Elledy Semedo, do CF Belenenses, foi eleito pelos jornalistas presentes no Portimão Arena como o Melhor Jogador da partida.

No final do jogo e em declarações à FAP Web TV, João Florêncio considerou que tinha sido “um jogo equilibrado, frente a uma excelente equipa. Sabíamos que tínhamos de fazer valer o nosso colectivo para ganhar. Foi isso que fizemos, nomeadamente na segunda parte”, referiu o treinador do CF Belenenses.

Do lado do SL Benfica, José António Silva considerou que “foi um péssimo resultado. Devíamos ter feito mais. Falhámos na concretização. Parabéns ao Belenenses’.

Por seu turno, o melhor jogador da partida relegou para segundo plano o seu prémio individual. “Foi um trabalho de equipa. Trabalhámos bem durante a semana para preparar este jogo”, disse Elledy Semedo.

FC Porto vence ABC de Braga

No segundo jogo da tarde e a contar para o Grupo B, o FC Porto não sentiu dificuldades em ultrapassar. Pode dizer-se que foi um jogo de sentido único, que a turma do Porto vence depois de comandar o marcador durante 60 minutos. Depois de ir para o descanso com uma vantagem de três golos (14-11), o FC Porto ampliou a diferença até aos seis tentos à passagem do minuto 37 (19-13), perente um ABC pouco inspirado e que falhou quatro livres de sete metros nos primeiros dez minutos de jogo. Os cartões vermelhos mostrados a Jaime Barreiros e Eduardo Ferreita complicaram ainda mais a tarefa de Jorge Rito que, o melhor que conseguiu, foi ver a sua equipa aproximar-se até aos 23-21, aos 51 minutos. Hugo Laurentino, o Melhor Jogador da partida, não deixou que a recuperação fosse mais além.

No final do jogo Ljubomir Obradovic falou das “dificuldades em preparar este torneio, face à ausência de vários jogadores nos trabalhos da selecção nacional”. O técnico do FC Porto deu os parabéns à equipa lusa, falou também do contentamento dos seus jogadores seleccionador e quanto ao futuro garantiu que “o FC Porto veio ao Algarve para vencer esta competição”.

Jorge Rito não escondia a sua insatisfação com a prestação da equipa. “Fizemos um péssimo jogo. A jogar assim nunca poderíamos ganhar. Tivemos muitas falhas na concretização e até falhamos quatro livres de sete metros. Não há nada a dizer à vitória do FC Porto, que foi justa”.

Hugo Laurentino, eleito o melhor jogador da partida, mostrou-se satisfeito. “Correu-me bem o jogo e eu limitei-me a dar a minha colaboração para a vitória da equipa. Fiz o meu trabalho, num jogo em que fomos superiores ao ABC”.

– HORÁRIOS E RESULTADOS DOS JOGOS –

– Dia 21 de Janeiro (quinta-feira)

15h00 – SL Benfica – CF Belenenses – 27-29 (13-11)
17h00 – FC Porto Vitalis – ABC de Braga – 27-22 (14-11)

– Dia 22 de Janeiro (sexta-feira)
15h00 – Madeira SAD – SL Benfica (FAP Web TV)
17h00 – Xico Andebol – FC Porto Vitalis (FAP Web TV)

– Dia 23 de Janeiro (sábado):
15h05 – CF Belenenses – Madeira SAD (RTP 2)
17h00 – ABC de Braga – Xico Andebol (RTP 2)

– Dia 24 de Janeiro (domingo):
11h00 – 3º Grupo A : 3º Grupo B (apuramento 5º/ 6º) – FAP Web TV
14h30 – 2º Grupo A: 2º Grupo B (apuramento 3º/ 4º) – FAP Web TV
17h00 – FINAL (1.º Grupo A: 1º Grupo B) – RTP 2

Classificação Geral
Grupo A
1º – CF Belenenses (3 pontos)
2º – SL Benfica (1 ponto)
3º – AM Madeira Sad (0 pontos – menos 1 jogo)

Grupo B
1º – FC Porto (3 pontos)
2º – ABC Braga And. Sad (1 ponto)
3º – CD Xico Andebol (0 pontos – menos 1 jogo)

Patrocinadores Institucionais