Documento Orientador para a Época Desportiva 2010-2011

PUB

Foram apresentados às Associações Regionais vários documentos para efectuarem uma análise e reflexão sobre os mesmos, documentos esses, que se encontram no documento anexo.

NOVO CICLO: “NÓS, 2013-2020”
– Com um ciclo a caminhar para o fim (Objectivos Estratégicos 2012), a Federação de Andebol de Portugal prepara já os objectivos estratégicos de um novo ciclo, denominado ‘Nós, 2013-2020’. A estratégia passa por ‘Formar da base ao topo’, os objectivos fixados querem ‘Atingir níveis superiores de sucesso’, e para isso é preciso implementar uma dinâmica que passe por ‘Intensificar o trabalho qualitativo e de cooperação’.

– Para isso, são precisos mais e melhores jogadores qualificados e maior responsabilidade dos jogadores nas Selecções Nacionais. O Programa informático ‘organizer’ acompanhará o trabalho individual físico, técnico e táctico dos jogadores e será dada especial atenção à detecção de talentos, haverá uma maior harmonização e interligação com os Clubes Centro de Formação de Andebol e a implementação dos Clubes Escolas de Andebol.

– Na época de 2010/2011, os clubes que integram os Campeonatos Nacionais de Seniores Masculinos terão de ter a participar nas Competições Nacionais duas equipas dos escalões de formação sequenciadas, mais uma, no total de três.

– O Desporto Escolar merecerá também uma atenção redobrada, tendo em atenção a integração do Andebol no Programa do Desporto Escolar. O Campeonato do Mundo de Desporto Escolar 2010 (ISF), a realizar de 19 a 27 de Março, nas cidades de Braga, Fafe e Guimarães, será o ponto alto daquilo que se pretende sejam as competições conjuntas.

– No âmbito de novos projectos, coube a Filipa Santos, do Departamento de Marketing e Comunicação, apresentar várias novas iniciativas – o Andebol de Praia / Desporto Escolar; o Projecto “Ser Árbitro uma Carreira” e o Projecto Social – Andebol 4 All, que integra vertentes como o Andebol para Cidadãos com Deficiência; o Andebol para Cidadãos privados de liberdade’, entre outros.

– Pretende-se também um reforço da participação e cooperação com organismos nacionais e internacionais.

MAIS E MELHORES QUADROS DE ARBITRAGEM
– A evolução de uma modalidade não pode acontecer sem mais e melhores árbitros.

– Assim, a Federação de Andebol de Portugal vai continuar o trabalho específico com o GTAJ, Grupo de Trabalho de Árbitros Jovens e GNAJ, Grupo Nacional Árbitros Jovens.

Implementar-se-ão também os quatro níveis previstos pela EHF, com formação específica por nível.
– As Escolas de Árbitros existentes serão consolidadas e vai definir-se um programa de actividades e de objectivos para dois ciclos olímpicos.

– Conjuntamente com o Desporto Escolar, vai-se desenvolver uma campanha junto das Escolas de modo a promover o Projecto “Ser Árbitro uma Carreira”.

TREINADORES
Indispensáveis e fundamentais no caminho que queremos percorrer rumo à excelência, aos quais será dada especial atenção.

DIRIGENTES E OFICIAIS DE JOGO
Formar da base ao topo, atingindo níveis superiores de sucesso, implica também mais e melhor formação dos Dirigentes e Oficiais de Jogo, estando previsto a realização de um Curso de Delegados e de Cursos de Oficiais de Mesa dos Clubes.

DESMATERIALIZAÇÃO
– Entrada em vigor da desmaterialização dos procedimentos – (FIM DO PAPEL).

Os documentos apresentados às Associações Regionais podem ser consultados aqui, em anexo.

Patrocinadores Institucionais