Mundial de Andebol Escolar: já são conhecidos os finalistas

PUB

Estão encontrados os quatro finalistas do Mundial Escolar de Andebol que, desde o dia 19 de Março e até amanhã, decorre em Braga, Guimarães e Fafe.

Esta quinta-feira foi dia das meias finais e de algumas supresas. A começar pelo sector masculino e pela partida que decorreu no Pavilhão da Universidade do Minho, em Gualtar (Braga). Frente a frente, Irão e Croácia, com os croatas a assumirem a maior dose de favoritismo. Quem não esteve pelos ajustes foi a equipa do Irão que, pese o facto de ter ido para o intervalo a perder por 14-11, nunca baixou os braços e, imprimindo uma velocidade elevada à partida, deu a volta ao marcador, acabando por afastar uma das equipas que se apresentava como favorita, vencendo por 29-26.

Na outra meia-final, disputada no Pav.Universidade do Minho, em Azurém (Guimarães), a Eslováquia venceu a Roménia por 25-23, garantindo assim um lugar na final desta sexta-feira.

Quanto à equipa portuguesa, venceu esta quinta-feira a Eslovénia por 26-21 e no último dia de competição defronta a Áustria (Pav.EB 23 de Nogueira, em Braga, 11.40 h.) em jogo de atribuição dos 13.º e 14.º lugares.

FEMININOS: SÉRVIA E ÁUSTRIA NA FINAL

No sector feminino, o Pavilhão da Universidade do Minho assistiu a um jogo emocionante. Frente a frente, Áustria e Hungria, a mesma Hungria que na véspera tinha afastado Portugal das meias-finais. Com alguma surpresa, as austríacas tomaram conta do jogo, foram para o intervalo em confortável vantagem (13-9), mas uma excelente reacção das húngaras levou o marcador até ao 21-21 final que obrigou à realização do desempate por ‘shoot-out’. Aí, voltaram a ser mais fortes as austríacas, que ganharam por 25-24, assegurando assim a presença na final.

Em Guimarães, a forte Dinamarca sucumbiu frente à Sérvia, com quem perdeu por 14-17.

Quanto à equipa de Portugal, perdeu com a Alemanha por 28-16, e no último jogo, esta sexta-feira, vai defrontar a Turquia (Pav.INATEL – Guimarães – 11 h.) para atribuição dos sétimo e oitavo lugares.

Esta sexta-feira, a partir das 15 horas, no Multiusos de Guimarães, joga-se a final feminina, entre a Sérvia e a Áustria, seguida (17.30 h.) da final masculina, entre Irão e Eslováquia.

Entre os dois jogos será realizada a primeira demonstração internacional de um jogo de Andebol em Cadeira de Rodas, que contará com a presença da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz.

A última jornada do Mundial de Andebol Escolar termina com uma sessão de entrega de prémios, às 17h30, seguida da cerimónia de encerramento, às 21h00.

Programa da Cerimónia de Encerramento:
– Actuação da Orquestra do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian (Braga)
– Discurso de encerramento do Presidente da Comissão Organizadora – António Leite (Director Regional de Educação do Norte)
– Discurso do Vice-Presidente da ISF – Andrea Delpin
– Entrega dos prémios “Fair-Play”
– Entrega de lembranças aos árbitros da prova
– Arrear da bandeira da ISF e passagem ao país organizador do campeonato em 2012 (Croácia)
– Actuações (Música e Desporto Escolar)
– Escola Secundária Almeida Garrett (V. N. Gaia)
– Escola Secundária Rocha Peixoto (Póvoa de Varzim)
– Colégio de Gaia
– Colégio Didálvi (Barcelos)
– Escola Secundária Alberto Sampaio (Braga)
– Escola Secundária de Águas Santas
– Academia de Música de Vilar do Paraíso (V. N. Gaia)
– Actuação da Orquestra do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian (Braga)

No Portal da Federação, em Associações – DREN, aqui, podem ser consultados os calendários completos, assim como todos os resultados e classificações.

Alguns jogos do Campeonato Mundial de Andebol Escolar podem ser acompanhados em www.isf-handball-portugal2010.org/index.php, bem como todas as informações referentes à competição.

Patrocinadores Institucionais