FC Porto Vitalis reforça candidatura ao título nacional

PUB

O FC Porto Vitalis venceu esta tarde o ABC de Braga por 26-22, em jogo da terceira jornada da fase final – grupo A – do Andebol 1, obrigando os bracarenses a cederem os primeiros pontos nesta fase final.

Perante um pouco mais de 1.100 espectadores, o ABC de Braga entrou bem na partida, com o regressado Luís Bogas a mostrar muita confiança e a tornar-se peça importante para que a sua equipa comandasse o marcador durante grande parte do primeiro tempo. Aos 16 minutos aconteceu a primeira contrariedade para Jorge Rito que viu Eduardo Ferreira sofrer uma lesão que o afastou do resto do jogo, situação que se repetiria cinco minutos depois com Tiago Pereira. Mesmo assim, os bracarenses chegaram ao intervalo na frente do marcador (12-14).

No segundo tempo até foi o ABC a ampliar a vantagem para três golos (13-16), mas a reacção do FC Porto não se fez esperar e com um parcial de 5-1 passou para a frente do marcador, num jogo equilibrado até ao minuto 54. E foi só nos cinco minutos finais, aproveitando muito bem uma altura em que o ABC estava em dupla inferioridade numérica, que o FC Porto sentenciou a partida, averbando uma vitória que lhe dá maior conforto na luta pela renovação do título nacional.

LJUBOMIR OBRADOVIC
‘Vitória importante’

Ljubomir Obradovic não esconde que esta vitória, pese o facto de só valer três pontos tal como as outras, constituiu um passo importante no cumprimento dos objectivos. ‘Esta vitória foi muito importante no nosso caminho para o título. Entrámos mal no jogo, na segunda parte recuperamos e tenho de agradecer aos adeptos que apoiaram sempre as equipas’.

Do lado do ABC, Carlos Matos fez à RTP 2 a seguinte apreciação à partida.
‘Temos um plantel curto e duas lesões em dois jogadores como o Eduardo Ferreira e Tiago Pereira que, pelo menos a nível defensivo, são muito importantes, limitaram-nos muito. Foi um grande jogo de andebol, excelente propaganda para a modalidade. Houve situações em que não fomos felizes, com várias bolas ao poste. Mas foi um grande jogo, provavelmente entre as duas melhores equipas do momento, o FC Porto ganhou, resta dar-lhes os parabéns.

BELENENSES VENCE SL BENFICA

Em Lisboa, o CF Belenenses regressou às vitórias depois da derrota em Braga e venceu o SL Benfica por 27-23. A equipa de Belém chegou ao intervalo a vencer por 16-13, os minutos iniciais do segundo tempo serviram para ampliar a vantagem, mas o SL Benfica reagiu na parte final, reacção que no entanto se mostraria insuficiente para que a equipa da Luz conquistasse os primeiros pontos positivos nesta fase final.

Recorde-se que a jornada tinha começado na passada quarta-feira com a vitória do Sporting CP sobre o Madeira SAD por 27-24.

O FC Porto Vitalis lidera com 38 pontos, seguido do ABC de Braga, com 33; Sporting, Madeira SAD e CF Belenenses, todos com 32. O SL Benfica é sexto, com 30 pontos.

GRUPO B

Liberty São Bernardo vence Marítimo

No grupo B realizaram-se já dois jogos, com triunfos caseiros do Liberty São Bernardo sobre o CS Marítimo por 28-21 (16-1 ao intervalo) e do Águas Santas sobre o Xico Andebol por 31-29 (19-12 ao intervalo).

O jogo Sporting da Horta-AC Fafe inicia-se às 21 horas locais (mais uma em Portugal continental).

Patrocinadores Institucionais